25/04/2019 18h14

Seminário apresenta pesquisas de água, solo e agricultura de baixo carbono

Foto: Divulgação/Fapes
Pesquisa “Qualidade ambiental e rentabilidade da Agrofloresta Sucessional Biodiversa”, desenvolvida por Lorena Abdalla de Oliveira Prata Guimarães (Ifes/Centro Serrano).

Os projetos são apoiados pelo edital de pesquisa aplicada à agricultura, resultado da parceria entre Seag e Fapes.

A atuação do ser humano sobre a natureza tem causado uma série de impactos ambientais e comprometido o potencial agropecuário em várias regiões. Para minimizar alguns efeitos econômicos e sociais, uma série de pesquisas está em andamento no Espírito Santo envolvendo a temática de recursos hídricos, solo e agricultura de baixo carbono.

São quatro estudos que recebem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Pela segunda vez desde o início dos trabalhos, os resultados parciais foram trazidos ao público. O Seminário de Apresentação de Resultados Parciais de Pesquisas com o tema Água, Solo e Agricultura de Baixo Carbono foi realizado nessa segunda-feira (22), no auditório do campus do Ifes em Alegre. Os recursos para a execução dos projetos vieram do Edital 06/2015 de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais: Agropecuária no Estado do Espírito Santo (PPE-AGRO).

Entre as apresentações estavam trabalhos sobre recuperação de pastagens degradadas, águas residuais da suinocultura e sistemas agroflorestais realizados por instituições sediadas no Estado. Uma das pesquisas é coordenada por Lorena Abdalla de Oliveira Prata Guimarães, vinculada ao campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Santa Maria de Jetibá, e trata da qualidade ambiental e rentabilidade da agrofloresta.

“Entre as variáveis que estão em análise há a dos aspectos financeiros de sistemas agroflorestais sucessionais que, apesar de um tanto incomum, são muito importantes porque a atividade deve ser rentável para poder ser desenvolvida pelos agricultores”, explicou. Segundo a avaliação da pesquisadora até o momento, com menos de dois anos do início da produção já é possível cobrir os custos com a produção.

As quatro pesquisas são desenvolvidas dentro da rede “Manejo & Sustentabilidade – Conservação e uso racional dos recursos naturais para o desenvolvimento da agricultura capixaba”, com a coordenação de Gustavo Soares de Souza, pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Após as apresentações, os participantes puderam fazer uma visita técnica ao experimento do pesquisador Otacilio José Passos Rangel, do Ifes de Alegre, sobre utilização de água residuária de suinocultura na irrigação da plantação de milho para produzir silagem.

Pesquisas aplicadas à agricultura

O Edital 06/2015 disponibilizou R$ 10,7 milhões para 90 projetos de oito instituições de ensino e pesquisa, entre elas Ufes, Ifes, Incaper, UVV e UCL. As pesquisas visam ao aumento da produtividade em agricultura, pecuária, aquicultura e pesca.

A chamada selecionou projetos de cafeicultura; aquicultura; silvicultura e sistemas integrados de produção; água, solo e agricultura de baixo carbono; pipericultura; produção animal; fruticultura; agroecologia e agricultura orgânica; culturas alimentares e floricultura.

Água, solo e agricultura de baixo carbono

- “Sistema silvipastoril e plantio na palha na renovação de pastagem degradada com relevo declivoso na Bacia do Rio Itapemirim”, desenvolvida por Gustavo Soares de Souza (Incaper/Cachoeiro);

- “Insumos biológicos e adubação verde na recuperação de pastagens degradadas”, desenvolvida por Diego Lang Burak (Ufes/Alegre);

- “Água residuária de suinocultura e sistema plantio direto no desenvolvimento do milho para produção de silagem”, desenvolvida por Otacilio José Passos Rangel (Ifes/Alegre);

- “Qualidade ambiental e rentabilidade da Agrofloresta Sucessional Biodiversa”, desenvolvida por Lorena Abdalla de Oliveira Prata Guimarães (Ifes/Centro Serrano).

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes