Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Denio Rebello Arantes - Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Bacharel em Física e Matemática, formou-se mestre em Física e tem doutorado em Ciência dos Materiais. Após uma década na Unicamp, juntou-se à história do Ifes em 1998, quando ingressou como professor no Centro Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo – Cefetes. Em 2000, foi eleito para coordenar o Programa de Metalurgia e Materiais. Nesse mesmo ano, foi eleito para a presidência do Conselho de Administração da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia. Em 2001, assumiu a Diretoria de Ensino do Sistema Cefetes. Eleito em 2008, ano de transformação do Cefetes em Ifes, passou a ocupar no ano seguinte o cargo de Reitor do Ifes, para o qual foi reeleito em 2012. Em dezembro de 2011, foi eleito Presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Conif. Como pesquisador, tem dezenas de artigos e capítulos de livros publicados. Participou da preparação do Documento Base para políticas públicas de educação para o PROEJA. Em 2015, Denio foi nomeado como representante da Rede Federal no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII)

 

Lucia Aparecida de Queiroz Araujo - Diretora Administrativo-Financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Graduada em Direito (2008) e em Administração (2002) pela Fundação de Assistência e Educação - FAESA. Exerceu o cargo de diretora administrativa do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, de 2004 a 2006. Exerceu o cargo de gerente de Pesquisa e Difusão Científica e Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), de 2008 a 2018. Participa como representante da FAPES em diversos comitês gestores de programas do CNPq, como PPSUS, PPP e PRONEX.

Rodrigo Ribeiro Rodrigues - Diretor Técnico-Científico e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Bacharel em Ciências Biológicas, com ênfase em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), PhD em Imunologia de Doenças Parasitárias - Vanderbilt University, Nashville, TN-USA (1996) com pós-doutorado em Imunogenética - Vanderbilt University, Nashville, TN-USA (1997). Coordenador do Laboratório de Imunologia Celular e Molecular do Núcleo de Doenças Infecciosas, e Professor Associado de Imunologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui vasta experiência nas áreas de Imunologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias, com ênfase na pesquisa sobre Imunopatologia e Imunologia Celular. Vem atuando, principalmente, nos seguintes temas: tuberculose, HIV-1, hanseníase, resposta imune celular, células T reguladoras, citocinas e citometria de fluxo, desenvolveu vários projetos com Trypanosoma cruzi, Dengue e Leishmaniose. Atua como investigador principal e colaborador em vários projetos internacionais financiados pelo NIH-USA, CNPq, e Ministério da Saúde. Possui colaborações com diversas instituições de ensino e pesquisa internacionais, dentre elas, destacam-se Boston University, Rutgers University, Case Western Reserve University, Walter Reed Army Institute of Research, National Institutes of HealthInnsbruck Medical University, e Medical University of Graz.  Autor de diversos artigos científicos publicados em periódicos internacionais com alto impacto. Possui ampla experiência administrativa atuando por diversos anos como Chefe de Departamento, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFES, Coordenador de Acordos e Convênios junto a Secretaria de Relações Internacionais da UFES, membro Suplente do CCAF-FAPES, membro do Comitê Assessor Técnico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e membro do Comitê Técnico e Científico junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington-USA, no programa PAEC/OEA/GCUB.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard