Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Cristina Engel de Alvarez - Diretora Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Cristina Engel é Arquiteta, Mestre e Doutora na área de Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo e é bolsista de Produtividade, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Já publicou cerca de 400 artigos entre revistas indexadas e trabalhos completos em eventos nacionais e internacionais. É autora de mais de 15 capítulos de livros voltados para questão de sustentabilidade do ambiente construído e coordenou a produção do livro “Comunidades Urbanas Energicamente Eficientes”. Coordenou o laboratório de Planejamento e Projetos da UFES de 1996 a 2018, do Programa de Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFES de 2013 a 2015, foi diretora do Centro de Artes da UFES de 2008 a 2012 e membro do Conselho de Curadores da UFES de 2014 a 2018. É professora convidada da Universidad del Bio Bio, no Chile; da Universidad del Oviedo, na Espanha e da Universidade do Minho, em Portugal. Cristina Engel é especialista na área de construção em áreas inóspitas com trabalho de pesquisa científica na Antártica e nas Ilhas Oceânicas. Atuou junto ao Programa Antártica Brasileira desde 1987. É coordenadora da Rede Cires (Cidades Inclusivas, Resilientes, Ecoeficientes Sustentáveis) que é composta por 21 grupos de seis países com 122 pesquisadores envolvidos. Já foi premiada como Grã Mestra da Ordem do Mérito Naval em 2011, pela Marinha do Brasil. No mesmo ano ganhou a Honra ao Mérito, pelo Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil e ganhou o título de Comendadora pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1987, entre outros.

Lucia Aparecida de Queiroz Araujo - Diretora Administrativo-Financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Graduada em Direito (2008) e em Administração (2002) pela Fundação de Assistência e Educação - FAESA. Exerceu o cargo de diretora administrativa do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, de 2004 a 2006. Exerceu o cargo de gerente de Pesquisa e Difusão Científica e Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), de 2008 a 2018. Participa como representante da FAPES em diversos comitês gestores de programas do CNPq, como PPSUS, PPP e PRONEX.

Denise Rocco de Sena - Diretora Técnico-Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Possui graduação em Química pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (1986), mestrado (1991) e doutorado (2002) em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos – USP. Trabalhou como gerente de controle de qualidade e desenvolvimento na indústria de abrasivos para mármores e granito entre os anos 92 e 94, e iniciou sua carreira docente em escolas privadas do Estado como o antigo Colégio Nacional e Universidade de Vila Velha. Ingressou no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em 2004, onde atuou em várias comissões para implantação de pesquisa e extensão. Também foi coordenadora de curso Técnico em Química, entre 2006 a 2009, diretora de Ensino, entre 2011 e 2014, e diretora geral, entre 2014 e 2017, no Ifes - campus Vila Velha. Atualmente, é professora titular e atua junto ao Mestrado Profissional em Rede de Química (ProfQui). Já teve projetos aprovados nas áreas de biocombustíveis e alimentos. Atua nos seguintes temas: Estabilidade térmica e de armazenamento de biodiesel, Avaliação da Termoxidação de óleo de soja aditivado com antioxidantes naturais e Biodiesel de óleo residual de fritura. Também trabalha com surfactantes e macromoléculas. Já atuou na área de Células a combustível e tem nessa área as publicações mais expressivas de sua carreira como pesquisadora. Atualmente orienta em ensino de química principalmente em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Alfabetização Científica.

Elton Siqueira Moura - Diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2015), mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), especialista em Análise de Sistemas (FAESA, 1989), Redes de Computadores (UFES, 1997) e Gerenciamento de Projetos (FGV, 2007). Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute). Trabalhou na área de desenvolvimento de sistemas como Programador, Analista de Sistemas e Gerente de TI, na iniciativa privada durante 15 anos. É professor efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes- 2006), com regime de dedicação exclusiva. Exerceu, também, o cargo de diretor de Planejamento na Reitoria do Ifes, de 2015 a 2017, e coordenou o Núcleo Incubador do Ifes - campus Serra - de 2018 a 2019.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard