Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Denio Rebello Arantes - Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Bacharel em Física e Matemática, formou-se mestre em Física e tem doutorado em Ciência dos Materiais. Após uma década na Unicamp, ingressou como professor no Centro Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo – Cefetes, em 1998, atual Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Em 2000, foi eleito para coordenar o Programa de Metalurgia e Materiais. Nesse mesmo ano, foi eleito para a presidência do Conselho de Administração da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia. Em 2001, assumiu a Diretoria de Ensino do Sistema Cefetes. Eleito em 2008, ano de transformação do Cefetes em Ifes, passou a ocupar no ano seguinte o cargo de Reitor do Ifes, para o qual foi reeleito em 2012. Em dezembro de 2011, foi eleito Presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Conif. Como pesquisador, tem dezenas de artigos e capítulos de livros publicados. Participou da preparação do Documento Base para políticas públicas de educação para o PROEJA. Em 2015, Denio foi nomeado como representante da Rede Federal no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII)

 

Lucia Aparecida de Queiroz Araujo - Diretora Administrativo-Financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Graduada em Direito (2008) e em Administração (2002) pela Fundação de Assistência e Educação - FAESA. Exerceu o cargo de diretora administrativa do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, de 2004 a 2006. Exerceu o cargo de gerente de Pesquisa e Difusão Científica e Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), de 2008 a 2018. Participa como representante da FAPES em diversos comitês gestores de programas do CNPq, como PPSUS, PPP e PRONEX.

Denise Rocco de Sena - Diretora Técnico-Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Possui graduação em Química pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (1986), mestrado (1991) e doutorado (2002) em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos – USP. Trabalhou como gerente de controle de qualidade e desenvolvimento na indústria de abrasivos para mármores e granito entre os anos 92 e 94, e iniciou sua carreira docente em escolas privadas do Estado como o antigo Colégio Nacional e Universidade de Vila Velha. Ingressou no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em 2004, onde atuou em várias comissões para implantação de pesquisa e extensão. Também foi coordenadora de curso Técnico em Química, entre 2006 a 2009, diretora de Ensino, entre 2011 e 2014, e diretora geral, entre 2014 e 2017, no Ifes - campus Vila Velha. Atualmente, é professora titular e atua junto ao Mestrado Profissional em Rede de Química (ProfQui). Já teve projetos aprovados nas áreas de biocombustíveis e alimentos. Atua nos seguintes temas: Estabilidade térmica e de armazenamento de biodiesel, Avaliação da Termoxidação de óleo de soja aditivado com antioxidantes naturais e Biodiesel de óleo residual de fritura. Também trabalha com surfactantes e macromoléculas. Já atuou na área de Células a combustível e tem nessa área as publicações mais expressivas de sua carreira como pesquisadora. Atualmente orienta em ensino de química principalmente em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Alfabetização Científica.

Elton Siqueira Moura - Diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2015), mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), especialista em Análise de Sistemas (FAESA, 1989), Redes de Computadores (UFES, 1997) e Gerenciamento de Projetos (FGV, 2007). Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute). Trabalhou na área de desenvolvimento de sistemas como Programador, Analista de Sistemas e Gerente de TI, na iniciativa privada durante 15 anos. É professor efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes- 2006), com regime de dedicação exclusiva. Exerceu, também, o cargo de diretor de Planejamento na Reitoria do Ifes, de 2015 a 2017, e coordenou o Núcleo Incubador do Ifes - campus Serra - de 2018 a 2019.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard