07/08/2020 11h48 - Atualizado em 07/08/2020 12h11

Seminário apresenta andamento de pesquisas em logística apoiadas pela Fapes e Vale S.A.

O evento virtual começou nessa quarta-feira (05) e segue até esta sexta (07), com projetos sobre meio ambiente e pelotização.

Pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação nas áreas de meio ambiente, pelotização e logística têm os resultados apresentados no seminário virtual realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), de 05 a 07 de agosto. Esse é o segundo evento para divulgação dos resultados parciais de 21 projetos apoiados pela parceria entre a Fapes e a empresa Vale S.A., por meio do Edital nº 01/2015.

Quanto aos temas, 14 projetos são voltados ao meio ambiente, sendo cinco ligados à logística e duas pesquisas são da área de pelotização. Os projetos têm por objetivo contribuir para o avanço científico e tecnológico nas temáticas estudadas, assim como na aplicação do conhecimento gerado para promover o desenvolvimento de tecnologia nacional.

Na abertura do seminário, o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, afirmou que os resultados são esperados com muita expectativa neste momento em que o governador Renato Casagrande teve a confirmação do Tribunal de Contas da União acerca da renovação de contratos de concessão de ferrovias da Vale. “Está prevista a construção de um trecho ferroviário de Cariacica à cidade de Anchieta e, mais à frente, interligando o Espírito Santo ao Rio de Janeiro. Dados a serem apresentados no seminário poderão ser utilizados nas questões de logística e meio ambiente, nos projetos de construção”, destacou Arantes.

Do total de participantes, 18 são vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sendo 12 do campus de Goiabeiras, em Vitória, cinco do campus de Alegre e um de São Mateus. Já a Universidade de Vila Velha (UVV) possui três projetos em andamento e a Faculdade Centro Leste (UCL) desenvolve uma pesquisa.

“A parceria entre Vale e Fapes viabiliza o desenvolvimento de vários projetos e incrementa a formação de recursos humanos por meio da experiência em pesquisa, abordando temas atuais e relevantes para a empresa e para o Estado”, assinalou o gerente de Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Vale, Sandoval Carneiro. Além desta chamada pública, a empresa e a Fapes mantêm um importante acordo que possibilitou a organização do Instituto de Estudos Climáticos do Espírito Santo, instalado na Ufes.

Logística

Os projetos de logística foram os primeiros a ter o andamento apresentado no seminário. Ao todo, cinco pesquisas fizeram parte da programação da tarde dessa quarta-feira (05), todas desenvolvidas na Ufes. Mais de 60 pessoas acompanharam o evento transmitido pela internet, entre as quais havia pesquisadores e membros de equipes contempladas no edital, avaliadores convidados pela Fapes, além de funcionários da Vale S.A., como técnicos, engenheiros e responsáveis por setores envolvidos nas pesquisas.

Após a abertura do evento, o professor da Ufes Lucas Frizera Encarnação, do departamento de Engenharia Elétrica, descreveu os principais pontos do estudo “Aplicação de Conversores Modulares Multiníveis (MMC) para Controle e Supervisão dos Motores Elétricos dos Transportadores de Correias do Terminal Portuário de Minério”. O objetivo é solucionar questões referentes ao transporte do minério de ferro no Porto de Tubarão.

“Buscamos a modernização dos motores elétricos dos transportadores de correias do porto através da melhoria da eficiência energética. Nossa intenção é desenvolver um sistema melhor que o atual, mais eficiente e com menor custo de manutenção”, explicou o pesquisador. Segundo ele, por meio do projeto, a equipe conseguiu desenvolver um conversor multinível inédito na literatura da área. “Após várias etapas da pesquisa, desenvolvemos um produto inovador, um equipamento científico novo”, acrescentou.

Outro estudo apresentado foi o intitulado “Otimização da alocação de pilhas de minério em pátios de estocagem de portos”, coordenado pelo professor José Leandro Félix Salles. “Por meio do projeto, conseguimos implementar um modelo de simulação para avaliar a ocupação dos pátios e de máquinas e equipamentos industriais, como viradores de vagão, empilhadeiras, carregadores de navios, além de levantar dados para analisar o carregamento de navios e o gerenciamento de estoque”, disse Salles.

Outras pesquisas abordaram, por exemplo, a operação ferroviária, a dinâmica de sedimentos na região portuária utilizada pela Vale S.A. e medição automática de calado de navios.

2º Seminário de Avaliação Parcial - Edital nº 01/2015

Confira os projetos na área de logística que foram apresentados na quarta-feira (05).

- “Aplicação de Conversores Modulares Multiníveis (MMC) para Controle e Supervisão dos Motores Elétricos dos Transportadores de Correias do Terminal Portuário de Minério.”
Coordenador: Lucas Frizera Encarnação (Ufes/Vitória)

- “Planejamento da operação ferroviária em ambiente com Incertezas por meio de Modelos Matemáticos e Meta-heurísticas.”
Coordenador: Rodrigo de Alvarenga Rosa (Ufes/Vitória)

- “Otimização da alocação de pilhas de minério em pátios de estocagem de portos.”
Coordenador: José Leandro Félix Salles (Ufes/Vitória)

- “Dinâmica sedimentar em sistemas portuários: uma abordagem sistêmica e multidisciplinar – SEDPORTOS.”
Coordenador: Alex Cardoso Bastos (Ufes/Vitória)

- “Medição Automática de Calado de Navios.”
Coordenadora: Raquel Frizera Vassallo (Ufes/Vitória)


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo / Jair Oliveira
(27) 3636-1867 / 99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard