18/12/2018 15h56 - Atualizado em 18/12/2018 15h57

Fapes anuncia pesquisas que poderão ser aplicadas no SUS

Foto: Sayonara Moreno/Agência Brasil
Pesquisa em saúde

Ao todo, oito projetos serão desenvolvidos pela Ufes, Incaper e UVV

Pela segunda vez em 2018, uma chamada pública foi destinada exclusivamente para pesquisas que gerem resultados aplicáveis ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Na última semana, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou a lista preliminar com os oito projetos selecionados pelo edital 25/2018.

Somente neste ano, os recursos anunciados para essa finalidade chegam a R$ 2,66 milhões para as chamadas abertas, primeiramente, em abril e, depois, em agosto. Somados, os dois editais financiam 33 pesquisas pelo Programa Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).

Dos projetos anunciados na última quinta-feira (13), seis serão executados na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), um no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e mais um na Universidade Vila Velha (UVV).

Entre as pesquisas selecionadas pelo PPSUS em dezembro estão “Aplicação de Análise Espacial na Organização Territorial da Atenção Primária à Saúde”, coordenada por Fernando Soares de Oliveira, do Incaper, e “Aplicação da Tecnologia de Comunicação por Luz Visível em Monitorização de Recém-Nascidos de Alto Risco”, sob o comando de Jair Adriano Lima Silva, da Ufes.

O prazo para recursos é de cinco dias úteis após a publicação do resultado, ou seja, até esta quinta-feira (20).

Pesquisa aplicada ao SUS

Vinte e cinco estudos científicos que serão realizados no Espírito Santo para melhorar serviços do SUS foram apresentados no Seminário Marco Zero. O evento foi realizado nos dias 3 e 4 de outubro, em Vitória. Os pesquisadores foram selecionados pelo edital 03/2018 do Programa Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).

A chamada pública é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Fapes e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O PPSUS tem a proposta de aplicar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação na melhoria do SUS para aumentar a qualidade de vida da população.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes
(27) 3636-1867
Fernanda Magalhães: comunicacao@fapes.es.gov.br / 99812-3072
Mike Figueiredo: comunicacao1@fapes.es.gov.br / 99309-7100

LEIA TAMBÉM:

- Resultados de pesquisas em saúde poderão ser aplicados para melhorar SUS no ES
- Mais de R$ 10 milhões para apoiar núcleos científicos e pesquisas no Espírito Santo
- Chamada vai financiar pesquisadores interessados na recuperação das áreas atingidas pelo rompimento de Fundão

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard