O evento contou com apresentação de 27 pesquisas desenvolvidas em 2019 dentro do PIC Jr – Pesquisador do Futuro
Estudantes de escolas públicas de Vitória, Vila Velha, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Piúma, Guarapari, Cariacica, Serra e São Mateus apresentaram 27 pesquisas durante a Exposição dos Resultados Finais do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.) - Pesquisador do Futuro. A ação é coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e foi realizada na quinta-feira, (28), na Universidade Vila Velha (UVV).
Os alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas realizaram a mostra dos projetos desenvolvidos durante todo o ano de 2019. As pesquisas trataram de temas em diversas áreas do conhecimento, como a identificação genética de peixes explorados comercialmente, o aprendizado de Matemática com Química e a produção de materiais didático-lúdicos como estratégia motivadora para a educação científica e cultural.
Estudante do 3º ano do Ensino Médio, Noemi Andrade, 19 anos, contou que depois que participou do PIC Jr. passou a sonhar em ser uma grande pesquisadora.
“Eu achei muito importante participar e penso que isso deveria se estender a outras instituições no decorrer dos anos. Assim, pessoas como eu, que são de instituições públicas, podem se sentir motivadas, podem entender que todos são capazes de seguir nessa área, mesmo com dificuldades, e que com esforço e incentivo muitas pessoas podem se tornar cientistas”, declarou.
Quem foi estimulada a seguir estudando depois de participar de um projeto do PIC Jr. é a graduanda em Farmácia Rafaela Amaral, que agora está na condição de monitora em uma pesquisa.
A avaliadora Girlândia Alexandre, professora e farmacêutica, disse que a educação mudou sua vida e que oportunidades como essa podem incentivar alunos a se tornarem não apenas pesquisadores, mas também pessoas melhores.
“Mais do que se tornarem pesquisadores, acredito que a participação nos projetos pode mudar a vida dos alunos e a realidade social que eles vivenciam. Eu acredito muito que a educação transforma a vida das pessoas, assim como me transformou. Estudei a vida toda em escola pública e, hoje, eu sou uma cientista e pesquisadora. Então, se não tivesse tido oportunidades na época que eu estava na escola, eu não teria chegado até aqui”, relatou.
PIC Jr. – Pesquisador do Futuro
Os trabalhos foram selecionados pelo Edital Fapes/CNPq nº 13/2018 - Programa de Iniciação Científica Júnior (Pesquisador Do Futuro) e desenvolvidos por alunos de escolas públicas do Espírito Santo. Os trabalhos são realizados em parceria com uma universidade ou faculdade, que tem como papel monitorar as pesquisas. Os professores da escola atuam como tutores e auxiliam a execução das atividades em sala de aula e o desenvolvimento do tema trabalhado com os alunos.
PROJETOS:
- Gap entre expectativas e percepção dos alunos do ensino médio acerca dos serviços prestados pelas escolas públicas;
- Conhecendo o mundo invisível das plantas;
- As potências das novas tecnologias de informação e comunicação acessíveis nos processos de mapeamentos da atualidade;
- Reciclando a ciência (re-science): aplicação dos processos de recuperação de resíduos laboratoriais da UFES como fomento à iniciação científica para jovens de escola pública;
- Relação escola-comunidade: tecnologias sociais em busca da emancipação social;
- O ecossistema da gestão da educação básica no estado do Espírito Santo: um estudo sobre a relação entre as práticas de gestão escolar e o desempenho educacional;
- Conhecendo as Plantas Medicinais: Integração entre Tradição e Ciência;
- Estabilidade de medicamentos: uma abordagem química;
- Aprendendo Matemática com Química;
- Diabetes mellitus e suas complicações: conhecendo para prevenir;
- LUDBIO: produção de materiais didático-lúdicos como estratégia motivadora para a educação científica e cultural;
- Utilização de moluscos bivalves no biomonitoramento da qualidade ambiental de um manguezal localizado no Bairro Porto de Santana - Cariacica/ES;
- Detecção de fraudes em alimentos utilizando Micro Espectrômetro Portátil na região do Infravermelho Próximo (MicroNIR);
- Cadeia produtiva de fitoterápicos: A ciência nas etapas de transformação;
- #CSISOTECO: Identificação genética de peixes explorados comercialmente: uma abordagem forense;
- Uso de um aplicativo de smartphone em Química Forense;
- Viabilidade econômica de sistemas de colheita de café semimecanizados e mecanizados;
- Implantação de sistemas de captação de água pluvial para fins não potáveis em instituição de ensino estadual: estudo de caso em uma escola da zona rural do município de Santa Teresa/ES;
- Eficácia de composto caseiro frente a substratos comerciais na produção de hortaliças em uma horta escolar;
- Avaliação do potencial de fungos micorrízicos arbusculares e bactérias fixadoras de nitrogênio na recuperação de áreas de restinga no município de Piúma-ES;
- Ecologia e Conservação de Tartarugas Marinhas (Chelonia mydas) nas Ilhas do litoral sul capixaba;
- O céu observado e caracterizado por alunos de ensino médio;
- Análise da percepção da poluição do ar e efeitos na qualidade de vida após a interrupção das atividades industriais da Samarco na região sul do ES;
- Educação Financeira Pessoal: uma análise das matrizes curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio no Município de Guarapari/ES;
- Desenvolvimento de jogo sério digital como tecnologia de ensino na disciplina de distribuição e armazenagem no curso técnico de portos;
- Água, o Elixir da Vida;
- Microcontrolador arduino no ensino de Física.