02/05/2019 16h12

Resultados parciais de pesquisas em silvicultura são apresentados em seminário da Fapes

Foto: Divulgação/Fapes
O Seminário Parcial de Avaliação e Acompanhamento de Projetos com o tema Silvicultura e Sistemas Integrados de Produção foi realizado no miniauditório do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, em Jerônimo Monteiro, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAE-Ufes).

Os projetos são apoiados pelo edital de pesquisa aplicada à agricultura, lançado em parceria com a Seag.

O edital de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais - Pesquisa Agropecuária no Estado do Espírito Santo (PPE-Agro) financia um total de 13 estudos desenvolvidos em solo capixaba voltados a solucionar problemas envolvendo cobertura florestal, recuperação de áreas degradadas e reaproveitamento de resíduos.

Os recursos são resultado da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Pela segunda vez desde o início dos trabalhos, os resultados parciais foram apresentados em evento realizado nos dias 23 e 24 de abril em Jerônimo Monteiro.

Um dos estudos é coordenado pelo pesquisador Ivan Jannotti Wendling, que analisa a qualidade do capim-marandu em sistemas silvipastoris. Segundo ele, devido à situação atual de baixa rentabilidade dos modelos tradicionais pecuários, possível de perceber passando à beira das estradas no Estado, nos deparamos com situações de degradação de pastagens com impactos negativos de toda ordem.

“Então o sistema silvipastoril é uma opção viável, do ponto de vista socioambiental, para recuperar essas áreas e manter a produtividade. Até o momento, pude perceber que o tratamento com a leguminosa leucina, a partir do que presenciei em outros lugares do País e do mundo, se apresenta positivamente a essas finalidades”, avalia Wendling.

O Seminário Parcial de Avaliação e Acompanhamento de Projetos com o tema Silvicultura e Sistemas Integrados de Produção foi realizado no miniauditório do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAE-Ufes).

Durante os dois dias de apresentações, os participantes puderam fazer visitas técnicas a experimentos sobre impacto de sistemas silvipastoris no solo, carbonização de resíduos madeireiros e espécies arbóreas da Mata Atlântica.

Pesquisas aplicadas à agricultura

O Edital 06/2015 disponibilizou R$ 10,7 milhões para 90 projetos de oito instituições de ensino e pesquisa, entre elas Ufes, Ifes, Incaper, UVV e UCL. As pesquisas visam ao aumento da produtividade em agricultura, pecuária, aquicultura e pesca.

A chamada selecionou projetos de cafeicultura; aquicultura; silvicultura e sistemas integrados de produção; água, solo e agricultura de baixo carbono; pipericultura; produção animal; fruticultura; agroecologia e agricultura orgânica; culturas alimentares e floricultura

Silvicultura e Sistemas Integrados de Produção

Dentro da temática de silvicultura, o edital do PPE-Agro financia 13 pesquisas divididas em três redes. Confira:

Rede 1: Viabilidade econômica, ambiental e técnica de sistemas silvipastoris na recuperação de pastagens degradadas no sul do Espírito Santo:
- “Avaliação econômica de diferentes modelos de sistemas silvipastoris”, desenvolvida por Gilson Fernandes da Silva (Ufes/Alegre);
- “Produtividade e qualidade de pastagem de capim-marandu recuperada por diferentes modelos de sistemas silvipastoris”, desenvolvida por Ivan Jannotti Wendling (Ufes/Alegre);
- “Impactos de diferentes modelos de sistemas silvipastoris nos atributos químicos e físicos do solo”, desenvolvida por Emanuel Maretto Effgen (Idaf/Cachoeiro);
- “Alterações microclimáticas e respostas fisiológicas dos estratos vegetais em diferentes modelos de sistemas silvipastoris”, desenvolvida por Jose Eduardo Macedo Pezzopane (Ufes/Alegre).

Rede 2: Resíduos madeireiros: inovação x pesquisa x extensão x gestão ambiental:
- “Extração de taninos em cascas de eucalipto cultivado em ambientes contrastantes para produção de adesivo”, desenvolvida por Fabricio Gomes Gonçalves (Ufes/Alegre);
- “Controle Ambiental do Processo de Carbonização de Resíduos Madeireiros”, desenvolvida por Diêgo Gomes Júnior (Idaf/Muniz Freire);
- “Potencial de uso de biocarvão como condicionador do solo e na produção de eucalipto”. Desenvolvida por Renato Ribeiro Passos (Ufes/Alegre);
- “Desenvolvimento de calços colados a partir de resíduos sólidos de madeira de eucalipto provenientes de serrarias”, desenvolvida por Pedro Gutemberg de Alcantara Segundinho (Ufes/Alegre).

Rede 3: Árvores bionativas da floresta atlântica:
- “Morfogênese in vitro de explantes juvenis e adultos de braúna (Melanoxylon brauna) e jacarandá-caviúna (Dalbergia nigra), espécies da Floresta Atlântica”, desenvolvida por Marcos Vinicius Winckler Caldeira (Ufes/Alegre);
- “Investigação do potencial das espécies arbóreas do Sul-Caparaó do ES para o desenvolvimento de boas práticas agrícolas em sistemas silvipastoris”, desenvolvida por Maurício Lima Dan (Incaper/Cachoeiro);
- “Diversidade arbórea com potencial de produção de óleo essencial como alternativa de geração de renda via produtos florestais não madeireiros em áreas de sistemas silvipastoril”, desenvolvida por Marcio Fronza (UVV/Vila Velha);
- “Crescimento de jacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra Vellozo) estabelecido em sistema silvipastoril, em resposta à adubação fosfatada e nitrogenada e submetido a diferentes métodos de plantio com polímero hidroretentor (gel)”, desenvolvida por Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira (Ifes/Ibatiba);
- “Propagação assexuada de espécies arbóreas nativas da Floresta Atlântica”, desenvolvida por Elzimar de Oliveira Gonçalves (Ufes/Alegre).

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes