15/05/2019 15h45

Estudos para desenvolver produção animal no ES são apresentados em seminário da Fapes

Os projetos são apoiados pelo edital de pesquisa aplicada à agropecuária, resultado da parceria com a Secretaria da Agricultura.

Uma rede de pesquisa envolvendo instituições públicas e privadas de cinco municípios capixabas recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para desenvolver tecnologias que melhorem a produção animal no Estado. Ao todo, são cinco projetos que avaliam a alimentação do gado, o controle biológico de parasitoses e o aproveitamento de dejetos bovinos.

Pela segunda vez, os resultados preliminares das pesquisas foram apresentados no Seminário Parcial de Avaliação e Acompanhamento de Projetos, realizado na última quarta-feira (8), em Linhares. Os estudos foram aprovados na chamada pública lançada em 2015 do programa de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais e da Pesquisa Agropecuária no Estado do Espírito Santo (PPE-Agro), lançado conjuntamente pela Fapes e Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Para superar as consequências do clima cada vez mais tendendo ao semiárido, uma das pesquisas avalia o cultivo da palma como alternativa para alimentação animal e forragem do solo e é desenvolvida no escritório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Mucurici.

“Esse trabalho traz uma característica diferencial porque vai associar a parte agronômica - voltada à adubação, às condições climáticas e nutrição mineral - com a questão da qualidade da forragem a ser produzida. Vamos nutrir a planta, aumentando a dose de nitrogênio, para ver se isso impacta também na melhora a qualidade da palma como forrageira”, explica o coordenador do projeto, Felipe Lopes Neves.

Para ele, seu trabalho também tem a função social de divulgar toda a tecnologia que já existe fora do Espírito Santo para produção de palma. “Como o produtor capixaba ainda não está familiarizado com a palma e tem preconceito com o uso, nossa obrigação é apresentar alternativas para a produção animal”, concluiu. Segundo Neves, todo o conhecimento sobre a palma é desenvolvido no Nordeste brasileiro e no Norte de Minas Gerais, dentro de institutos e universidades federais, principalmente.

Pesquisas aplicadas à agricultura

O Edital 06/2015 disponibilizou R$ 10,7 milhões para 90 projetos de oito instituições de ensino e pesquisa, entre elas Ufes, Ifes, Incaper, UVV e UCL. As pesquisas visam ao aumento da produtividade em agricultura, pecuária, aquicultura e pesca.

A chamada selecionou projetos de cafeicultura; aquicultura; silvicultura e sistemas integrados de produção; água, solo e agricultura de baixo carbono; pipericultura; produção animal; fruticultura; agroecologia e agricultura orgânica; culturas alimentares e floricultura.

Produção animal no PPE-Agro

Dentro da temática de produção animal, o edital do PPE-Agro financia cinco projetos organizados em uma rede de pesquisa. Confira:

- “Consumo e desempenho de novilhas leiteiras em pastagem de Brachiaria brizantha cv. Paiaguás consorciada ou não com amendoim forrageiro”, de Mércia Regina Pereira de Figueiredo (Incaper/Linhares);

- “Efeitos da adubação nitrogenada sobre a qualidade de Opuntia ficus e Nopalea cochellinifera em diferentes regimes hídricos na região norte do Espírito Santo”, de Felipe Lopes Neves (Incaper/Mucurici);

- “Características agronômicas e bromatológicas de diferentes populações de milho (Zea mays L.) para produção de silagem no estado do Espírito Santo”, de Luciene Lignani Bitencourt (Ifes/Itapina);

- “Utilização de fungos nematófagos no controle biológico das parasitoses que acometem bovinos em propriedade rural do Espírito Santo”, de Fabio Ribeiro Braga (UVV/Vila Velha);

- “Biodigestor portátil para utilização de biogás e biofertilizantes proveniente de dejetos bovinos”, Diogo Vivacqua de Lima (Multivix/Castelo).


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard