25/05/2019 10h22 - Atualizado em 07/06/2019 15h21

Pesquisas apoiadas pela Fapes promovem o desenvolvimento do cultivo e beneficiamento da pimenta-do-reino

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), através do edital de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais - Pesquisa Agropecuária no Estado do Espírito Santo (PPE-Agro), está apoiando 13 projetos voltados a resolver problemas e a desenvolver tecnologias envolvendo a produção de pimenta-do-reino em solo capixaba.

Pela segunda vez, os resultados preliminares das pesquisas foram apresentados no Seminário Parcial de Avaliação e Acompanhamento de Projetos, realizado nos dias 21 e 22 de maio, em Linhares. Os estudos foram aprovados na chamada pública lançada em 2015 do programa da PPE-Agro, lançado conjuntamente pela Fapes e Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Pesquisas aplicadas à agricultura

O Edital 06/2015 disponibilizou R$ 10,7 milhões para 90 projetos de oito instituições de ensino e pesquisa, entre elas Ufes, Ifes, Incaper, UVV e UCL. As pesquisas visam ao aumento da produtividade em agricultura, pecuária, aquicultura e pesca.

A chamada selecionou projetos de cafeicultura; aquicultura; silvicultura e sistemas integrados de produção; água, solo e agricultura de baixo carbono; pipericultura; produção animal; fruticultura; agroecologia e agricultura orgânica; culturas alimentares e floricultura.

Pipericultura no PPE-Agro

Dentro da temática da pipericultura, o edital do PPE-Agro financia 13 projetos organizados em três redes de pesquisa. Confira:

Rede1: Qualidade e sustentabilidade da pimenta-do-reino produzida no Espírito Santo: diagnóstico, desenvolvimento de produtos, beneficiamento e melhoramento.

- “Obtenção de novos insumos a partir de fontes naturais e sintéticas com potencial aplicação no combate ao fungo Fusarium solani piperis”, de Valdemar Lacerda Jr. (Ufes)

- “Avaliação de produtos naturais e derivados sintéticos no controle da fusariose em pimenta-do-reino (Piper nigrum L.)”, de Rodrigo Rezende Kitagawa (Ufes/Vitória).

- “Avaliação da qualidade físico-química da pimenta-do-reino produzida no Estado do Espírito Santo”, de Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro Lima (Ufes/Vitória).

- “Influência do processo de secagem na qualidade da pimenta-do-reino”, de Mariana Barboza Vinha (Incaper/Vitória).

- “Melhoramento genético da pimenta-do-reino visando à qualidade dos grãos”, de Lúcio de Oliveira Arantes (Incaper/Linhares).

Rede 2: Uso eficiente da água e manejo nutricional na pipericultura

- “Lâminas de irrigação e uso de cobertura morta na cultura da pimenta-do-reino (Piper nigrum L.), cv. Bragantina”, de Claudinei Antonio Montebeller (Incaper/Linhares).

- “Crescimento e acúmulo de nutrientes em pimenteira-do-reino (Piper Nigrun L.), cv. Bragantina”, de Henrique de Sá Paye (Incaper/Linhares).

- “Acúmulo de nutrientes nos frutos e concentração foliar da pimenta do reino ao longo de ano, no Norte do Espírito Santo”, de Fábio Luiz Partelli (Ufes/São Mateus).

- “Cultivo intercalar de plantas de cobertura na cultura da pimenta-do-reino”, de Ivoney Gontijo (Ufes/São Mateus).

Rede 3: Aumento da longevidade e da qualidade da pimenta-do-reino

- “Uso de potássio, cobre e zinco como indutores de resistência no controle de Fusarium solani em mudas de pimenta-do-reino”, de Adriano Alves Fernandes (Ufes/São Mateus).

- “Diagnóstico de viroses na pimenta-do-reino com base em métodos moleculares”, de Andreia Barcelos Passos Lima Gontijo (Ufes/São Mateus).

- “Qualidade microbiológica da pimenta-do-reino da região Norte do Espírito Santo”, de Welington Secundino (Incaper/São Mateus).

- “Aplicação de Geotecnologias no cultivo de Pimenta-do-reino”, de Alexandro Gomes Facco (Ufes/São Mateus).