12/03/2019 09h52 - Atualizado em 12/03/2019 16h09

Seminário da Fapes marca início de pesquisas para melhorar SUS

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O evento será nesta quarta-feira (13) com a apresentação de projetos selecionados pelo edital em parceria com CNPq, Ministério da Saúde e Sesa

A qualidade do serviço realizado pelo Sistema Único de Saúde pode dar um salto com pesquisas que começam a ser desenvolvidas no Espírito Santo. Os projetos foram selecionados na chamada pública lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) em parceria com outros órgãos, e serão apresentados no Seminário Marco Zero, nesta quarta-feira (13).

O objetivo do evento é aumentar o potencial de incorporação dos resultados, por meio de possíveis ajustes metodológicos. Entre os temas, destacam-se os cinco estudos que propõem analisar a atenção primária à saúde. Além deles, o edital selecionou trabalhos sobre judicialização da saúde e mortalidade perinatal.

O Seminário Marco Zero contará também com a presença de consultores, que farão considerações sobre os rumos das pesquisas. Entre eles, estará Dalia Elena Romero Montilla, pesquisadora, professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) da Fundação Oswaldo Cruz.

Os pesquisadores foram selecionados pelo edital 25/2018 do Programa Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). O seminário será realizado no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O prédio está localizado no campus de Goiabeiras, com acesso na Avenida Fernando Ferrari, em Vitória.

Pesquisa para o SUS

A chamada pública é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Fapes e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Seminário Marco Zero (Edital 25/2018 – PPSUS)

Data: 13 de março, quarta-feira
Local: Auditório do LabPetro – Campus de Goiabeiras da Ufes - Avenida Fernando Ferrari, Vitória.

Programação:

- 10h: A judicialização da política de saúde mental no estado do Espírito Santo.
Pesquisador: Fabiola Xavier Leal (Ufes – Vitória)

- 10h25: A influência dos determinantes precoces nos desfechos em saúde no período perinatal e neonatal.
Pesquisador: Wanêssa Lacerda Poton (UVV – Vila Velha)

- 10h50: Aplicação da tecnologia de comunicação por luz visível em monitorização de recém-nascidos de alto risco.
Pesquisador: Jair Adriano Lima Silva (Ufes – Vitória)

- 13h30: Aplicação de análise espacial na organização territorial da atenção primaria à saúde.
Pesquisador: Fernando Soares de Oliveira (Incaper – Linhares)

- 13h55: Atenção Primária a Saúde e a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças crônicas nas regiões de saúde: coordenação do cuidado e ordenação do acesso.
Pesquisador: Ana Paula Santana Coelho Almeida (Ufes – São Mateus)

- 14h20: Avaliação da incidência de infecção e perfil de agentes etiológicos relacionados a fraturas expostas após implementação de um protocolo de antibioticoprofilaxia pré-hospitalar.
Pesquisador: Ana Paula Ferreira Nunes (Ufes – Vitória)

- 14h45: Integração entre a atenção básica a e atenção especializada para o enfrentamento do câncer bucal no Espírito Santo.
Pesquisador: Sandra Lúcia Ventorin Von Zeidler (Ufes – Vitória)

- 15h10: Tecnologia Gerencial para avaliação do Sistema de Gestão Municipal Rede Bem-Estar do Município de Vitória-ES.
Pesquisador: Eliane de Fatima Almeida Lima (Ufes – Vitória)

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes