19/06/2019 14h21

Novos membros assumem diretorias técnica e de Inovação da Fapes

Foto: Divulgação/Fapes
Novos diretores da Fapes: Denise de Sena, diretora técnico-científica, e Elton Moura, diretor de Inovação.

Denise de Sena e Elton Moura são professores do Ifes e, desde o início do mês, estão nos novos cargos.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) tem uma novidade na estrutura organizacional para atender ao robusto volume de investimento em ciência, tecnologia e inovação operado pelo órgão. Desde o início de junho, novos diretores assumiram as funções da antiga Diretoria Técnico-Científica e de Inovação, que teve as atribuições divididas em dois setores.

A Diretoria Técnico-Científica (Ditec) está sob o comando de Denise Rocco de Sena, professora doutora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) com formação na área de química. Já a Diretoria de Inovação (Dinov) fica a cargo do professor doutor Elton Siqueira Moura, também vinculado ao Ifes na área de informática.

O diretor-presidente da Fundação, Denio Rebello Arantes, garante que com a expertise conquistada no sistema federal de pesquisa e ensino superior, Denise e Elton estão preparados para impulsionar a geração de conhecimento e o desenvolvimento econômico capixaba.

“Os novos diretores possuem a experiência necessária para desempenhar essas funções, fundamentais para o bom andamento do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado”, disse.

Segundo Denise de Sena, a função assumida traz um enorme desafio devido à importância da Fapes no contexto da pesquisa e da difusão científica no Espirito Santo. “Como é peculiar a meu histórico profissional, foram em momentos de maiores dificuldades que mais fui útil às instituições para as quais contribui. Portanto, aceitei o convite com a missão de enfrentar os desafios e criar mais oportunidades para o desenvolvimento científico capixaba”, prontificou-se.

O professor Elton Moura assumiu o comando do novo setor por saber o quanto é importante ao crescimento de um país o desenvolvimento da pesquisa e da inovação. “Como profissional que zela pelo planejamento, muito me motivou saber que, entre as diretrizes definidas no plano do governador Renato Casagrande, constava a busca por uma gestão moderna e inovadora”, apontou.

Para ele, a gestão da inovação deva ser pautada pela entrega de resultados à sociedade e esse é o papel da Diretoria de Inovação da Fapes, fazendo com que os resultados das pesquisas científicas tragam benefícios concretos para a sociedade capixaba.

Palavra dos novos diretores

Denise Rocco de Sena, diretora técnico-científica da Fapes:

“Primeiramente, é necessário agradecer ao diretor-presidente da Fapes, professor Denio Rebello Arantes, e ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, pela confiança em mim depositada a partir do convite para a Diretoria Técnico-Científica da Fapes. Confesso que refleti muito para aceitar esse convite, em função do enorme desafio que é ser diretora técnico-científica da fundação e da importância dessa instituição no contexto da pesquisa e da difusão científica no Estado do Espírito Santo e ao contexto atual do país, com relação aos investimentos em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. Mas, como é peculiar a meu histórico profissional, foram em momentos de maiores dificuldades que mais fui útil às instituições para as quais contribui.

Portanto, aceitei o convite com a missão de enfrentar os desafios e, apesar deles, criar mais oportunidades para os programas de pós-graduação, para grupos de pesquisa e para a difusão científica no Estado. Cabe aqui ressaltar que essa diretoria enaltece o excelente trabalho que a Fapes vem desenvolvendo ao longo de seus 15 anos de criação, a partir de seus dedicados servidores e colaboradores no desenvolvimento e ampliação da pesquisa, da difusão científica e da inovação no Estado.

Inicialmente, a diretoria Técnico-Científica e sua equipe de servidores trabalharão para atingir algumas metas iniciais, que são: reduzir a burocracia com inovação dos processos a partir de oportunidades geradas pela nova lei de inovação; ampliar oportunidades para o interior do Estado em função do mérito científico; apoiar os programas de pós-graduação buscando a excelência; aumentar a internacionalização das cadeias científicas e de Inovação do Estado; auxiliar na melhoria da infraestrutura de trabalho dos grupos de pesquisa; dar oportunidade de crescimento para todas instituições de pesquisa do Estado; e realizar uma gestão mais próxima aos programas de pós-graduação e grupos de pesquisa do Estado. O diálogo constante com a comunidade científica é uma atividade que poderá gerar várias oportunidades mais eficientes em busca da excelência. Também é importante destacar que nossa atual Diretoria Executiva ressalta que a missão da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e da inovação no Estado do Espírito Santo é promover o desenvolvimento econômico-social com geração de emprego e renda de forma sustentável, retornando à sociedade seus investimentos a partir do pagamento de impostos. Portanto, além do diálogo com os parceiros pesquisadores, também deveremos buscar responder aos anseios da sociedade avaliando as demandas prioritárias nas quais poderemos, enquanto agência de fomento, contribuir”.

Elton Siqueira Moura, diretor de Inovação da Fapes:

“No início de 2019 recebi o convite feito Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, por meio do diretor-presidente da Fapes, professor Denio Rebello Arantes, para assumir a Diretoria de Inovação que estava sendo desvinculada da Diretoria Técnico-Científica. O convite muito me honrou, pois sei o quanto é importante para o crescimento de um país o desenvolvimento da pesquisa e da inovação. Como profissional que zela pelo planejamento, muito me motivou saber que Governo do Estado estava com ações de planejamento estratégico e que entre as diretrizes definidas no plano de governo do excelentíssimo governador Renato Casagrande constava a Gestão Moderna e Inovadora.

Acredito que a gestão da Inovação deva ser pautada pela entrega de resultados à sociedade e a Diretoria de Inovação tem um papel fundamental nessas entregas, fazendo com que os resultados das pesquisas científicas tragam benefícios concretos para a sociedade capixaba. Diante desses e outros desafios, meu papel como diretor de Inovação será buscar e propor novos mercados, novas ideias, novos negócios e novas estratégias, internas e externas da Fapes, a fim de promover o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.

Por se tratar de uma nova diretoria, aumentar o número de ações de inovação tecnológica, social e ambiental é uma meta a ser alcançada. No entanto, acredito que devemos nos esforçar para que também a qualidade e os resultados dessas ações promovam um impacto na produtividade do Espírito Santo a médio e longo prazos.
Por fim, acredito que a capacidade de competirmos no cenário nacional e, por que não, internacional, dar-se-á na forma como iremos promover e adotar a inovação nas organizações públicas e privadas. Esses são alguns dos desafios da nova Diretoria de Inovação”.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard