06/02/2019 14h42 - Atualizado em 06/02/2019 15h54

Nossa Bolsa 2019: resultado preliminar até esta sexta-feira (8)

Foto: Divulgação/Secti

Fapes alerta candidatos a ficarem de olho nos prazos para recurso e na divulgação, no site e redes sociais, dos selecionados para matrícula

O processo seletivo do Nossa Bolsa 2019 está na etapa de análise da documentação entregue às faculdades. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) pretende divulgar o resultado preliminar até sexta-feira (8). Concorrem às bolsas 2.394 candidatos habilitados com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018). Após o anúncio, abre-se o período de cinco dias úteis para interposição de recursos, a serem recebidos entre 11 e 15 de fevereiro.

Os candidatos devem ficar atentos ao site e às redes sociais da Fapes e do Nossa Bolsa para acompanhar a definição da data de divulgação do resultado homologado, ou seja, aquele anunciado após o julgamento dos recursos. A partir da publicação do resultado homologado, os selecionados terão apenas 72 horas para fazer a matrícula na instituição escolhida.

O Programa Nossa Bolsa é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio da Fapes, autarquia do órgão. Para 2019, foram abertas um total de 1.686 vagas em faculdades particulares localizadas no Espírito Santo, sendo mais de 1.500 bolsas integrais em cursos presenciais.

Programa Nossa Bolsa

Um dos objetivos do Nossa Bolsa é chegar a quem mais precisa e, por isso, as vagas são ofertadas em faculdades particulares de 16 municípios espalhados por todo o Estado.

Os recursos financeiros para a execução do edital aberto em dezembro são de R$ 58 milhões, a serem utilizados no período de até cinco anos – duração estimada dos cursos, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

Para 2019, o orçamento do programa ficou previsto em R$ 24,3 milhões, sendo R$ 23,45 milhões para cursos de graduação. O restante dos recursos será destinado, por meio de editais específicos, para bolsas de mestrado e de iniciação científica.

Números do Nossa Bolsa

- 1.686 vagas ofertadas em 2019
- 34 instituições de ensino superior participam do Nossa Bolsa 2019
- 846 formandos em 2018, sendo 136 no primeiro semestre e 710 no segundo
- Até 20% das bolsas (342 vagas para 2019) destinadas preferencialmente a estudantes afrodescendentes
- Até 20% das bolsas (342 vagas para 2019) destinadas preferencialmente aos residentes de áreas beneficiadas pelo Programa Ocupação Social em áreas de alta vulnerabilidade social, com baixa renda e marcadas por altos índices de violência, especialmente contra os jovens.

Fique de olho:
Facebook da Fapes
Facebook do Nossa Bolsa
Edital Nossa Bolsa 2019 (Anexo III retificado)

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes