09/12/2019 09h15 - Atualizado em 16/12/2019 09h33

Fapes lança edital de apoio à manutenção de equipamentos em laboratórios de pesquisa no ES

O objetivo da chamada pública é financiar a infraestrutura científica, tecnológica e de inovação necessária à execução de projetos em instituições capixabas.


A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) acaba de lançar mais um edital para apoiar a infraestrutura capixaba de investigação científica. Pesquisadores podem submeter, até 10 de janeiro de 2020, propostas para manutenção preventiva e corretiva de equipamentos multiusuários situados em laboratórios de instituições presentes no Estado, públicas ou privadas sem fins lucrativos.

A Fapes disponibiliza R$ 500 mil em recursos financeiros e o valor estabelecido para cada proposta é de até R$ 50 mil. Para participar da chamada, os equipamentos em questão devem atender às atividades de diversos usuários, entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação.

Por meio do Edital n° 16/2019, a Fapes busca melhorar o desenvolvimento de atividades científicas em laboratórios com atividades experimentais, aumentar o número de oportunidades de desenvolvimento de pesquisa para bolsistas de iniciação científica, mestrado ou doutorado, e evitar que trabalhos de pesquisa em andamento sejam interrompidos por falta de manutenção.

A chamada pública considera que manutenção preventiva é toda ação de controle e monitoramento para reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos e ter mais confiabilidade dos dados obtidos. Já a manutenção corretiva se trata de qualquer reparo ou conserto, bem como calibrações a serem realizadas com o objetivo de restaurar as condições de operação de equipamentos que estejam inoperantes ou operando de forma precária.


SERVIÇO:
Edital Fapes 16/2019 - Apoio à Infraestrutura Científica, Tecnológica e de Inovação – Manutenção de Equipamentos
Inscrições até 10 de janeiro
Submissão de propostas pelo SigFapes


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867 / 99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard