17/12/2018 10h29 - Atualizado em 12/08/2019 17h23

Fapes fomentará pesquisa de 22 núcleos emergentes do Espírito Santo

O resultado preliminar do edital 23/2014 foi divulgado nessa quinta (13) no site da Fundação

Além de apoiar grupos de pesquisa coordenados por quem já tem uma reconhecida carreira acadêmica, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) também fomenta os núcleos emergentes, tanto os já estabelecidos quanto aqueles em fase de implantação. Vinte e dois desses grupos devem receber recursos destinados pela chamada pública, lançada em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O resultado preliminar do Edital CNPq/Fapes 23/2018, do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem) foi divulgado nessa quinta-feira (13). O prazo para recursos é de cinco dias úteis contados a partir da data da publicação. O lançamento foi feito em agosto para destinar R$ 4,9 milhões a pesquisas desses grupos. O núcleo deve ser constituído por pelo menos três pesquisadores com linha de pesquisa comum ou complementar.

O objetivo do edital do Pronem é selecionar núcleos emergentes do Espírito Santo coordenados por pesquisadores bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq. A lista divulgada pela Fapes inclui núcleos das áreas de Ciências Agrárias, da Saúde, da Vida, Exatas e da Terra, Sociais Aplicadas e Engenharias.

Núcleos emergentes

Em relação aos 22 projetos selecionados, a área de Ciências Agrárias é a que possui maior número, com sete propostas. Entre eles, está o do Núcleo de Estudos Genômicos Aplicado ao Melhoramento Vegetal, coordenado pelo professor e pesquisador Adésio Ferreira, lotado no campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Com parcerias nacionais e internacionais, um grupo também da Ufes se debruça sobre o mistério da matéria escura e envolve pesquisadores de cinco estados brasileiros e de dois países, além do Brasil. A proposta foi submetida pelo professor Davi Cabral Rodrigues.

Nas Engenharias, foram cinco núcleos listados no resultado preliminar, incluindo o projeto “Diminuição do Impacto Ambiental no Processo de Dessulfuração de Ferro Gusa via KR” do professor José Roberto de Oliveira a ser desenvolvido no campus de Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Confira o resultado preliminar do Edital 23/2018 Pronem.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
(27) 3636-1867
Fernanda Magalhães: comunicacao@fapes.es.gov.br / 99812-3072
Mike Figueiredo: comunicacao1@fapes.es.gov.br / 99309-7100

Leia também:

Fapes direciona mais de R$ 3 milhões para núcleos de pesquisa do ES

Fapes em primeiro lugar na captação de recursos da Finep para programas de inovação

PIC Jr. 2019: São Mateus e Cachoeiro lideram em quantidade de projetos

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard