07/06/2019 14h42

Programa que financia workshops científicos abre inscrições

Foto: Reprodução/Confap

A iniciativa conta com recursos do Fundo Newton e do Confap e é voltada para pesquisadores brasileiros e britânicos.

Estão abertas as inscrições do programa Researcher Links para apoiar a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas colaborativas entre cientistas brasileiros e britânicos. O programa é financiado com recursos das fundações de amparo à pesquisa (FAPs) participantes, por meio da organização do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e do Fundo Newton, vinculado ao Conselho Britânico.

A chamada pública é relacionada ao período de 2019 a 2020 e oferece até 44 mil libras esterlinas para a realização dos workshops. Além da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), participam desta chamada as fundações de Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Minas Gerais (Fapemig), Paraná (Fundação Araucária), São Paulo (Fapesp) e do Distrito Federal (FAPDF).

Acesse a chamada aqui.

Os workshops deverão ser coordenados por pesquisadores seniores de reconhecida competência nos seus campos de atividades. Os dois coordenadores (um pesquisador britânico e um brasileiro) poderão identificar quatro outros pesquisadores líderes, dois de cada país, para participar como mentores. Os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos os países (entre 12 a 17 de cada país).

Os workshops deverão ser em inglês e com duração entre três a cinco dias. A iniciativa serve como plataforma para a colaboração entre cientistas das duas nações, de modo a dar suporte internacional às pesquisas e estabelecer novos links que se desenvolvam a longo prazo.

A chamada permanecerá aberta até às 16 horas, no horário de Londres, do dia 9 de agosto de 2019. Os workshops selecionados deverão ser realizados entre 1º de fevereiro de 2020 e 31 de janeiro de 2021.

Temas

Os workshops devem abordar um dos seguintes temas:

- Agricultura – especialmente voltada à pequena propriedade;
- Água e saneamento;
- Alimentação e nutrição (incluindo segurança alimentar);
- Clima e meio ambiente (mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos);
- Crescimento econômico inclusivo;
- Desastres humanitários e emergências;
- Educação;
- Energia renovável e energia limpa;
- Governança, sociedade e conflito (transparência, accountability, instituições eficientes, big data: pesquisas sociais aplicadas, direito à terra e recursos naturais com foco em populações indígenas, justiça criminal, diminuição da pobreza, desenvolvimento social, desigualdades estruturais, processos de pacificação [peace building processes], sociedade civil);
- Índices de desenvolvimento – coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes (incluindo informações administrativas e estatísticas macroeconômicas);
- Infraestrutura para desenvolvimento – foco em comunidades remotas;
- Mudança demográfica/migração/urbanização (foco em urbanização, direitos humanos e transformação urbana);
- Saúde (doenças negligenciadas).


Outras informações.

Contato: newton@britishcouncil.org.br


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard