03/10/2019 16h04 - Atualizado em 04/10/2019 14h30

Nossa Bolsa 2020: um mês para as provas do Enem 2019

Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Estudantes observam prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fapes utiliza nota do Exame Nacional do Ensino Médio para selecionar bolsistas do Nossa Bolsa.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Estudantes que sonham em cursar uma faculdade podem utilizar a nota do Enem 2019 para concorrer a bolsas de estudos integrais ou parciais pelo Programa Nossa Bolsa em instituições de ensino superior nos diversos munícipios do Estado.

O programa oferta bolsas parciais ou integrais em faculdades e universidades privadas para alunos que comprovadamente não tenham condição de custear seus estudos.

“O Nossa Bolsa é um importante instrumento para promover o desenvolvimento social e, por isso, recebe grande atenção da Fapes e do Governo do Estado. O combate à desigualdade é uma missão assumida pelo governador Renato Casagrande e sua equipe”, ressaltou o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes.

Os candidatos também precisam comprovar que cursaram o Ensino Médio no Espírito Santo em escolas públicas ou privadas, na condição de bolsista integral; ou tenham cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral; ou tenham concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs).

Calendário de Provas do Enem 2019

3 de novembro:
*Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
*Redação
*Ciências Humanas e suas Tecnologias

10 de novembro:
*Ciências da Natureza e suas Tecnologias
*Matemática e suas Tecnologias

Prepare-se para o Enem 2019

Os candidatos ao Nossa Bolsa podem conferir as Matrizes de Referência do Enem, que determinam o que será avaliado em cada área do conhecimento nos exames.

Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), também disponibiliza todas as provas e gabaritos com as questões anteriores. A plataforma Videoprova em Libras tem todas as questões da prova em Língua Brasileira de Sinais.

Edital do Enem 2019 (português)
Edital do Enem 2019 (libras)

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867 / 99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard