07/05/2019 10h44 - Atualizado em 07/05/2019 11h22

Nossa Bolsa 2020: inscrições para Enem 2019 seguem até 17 de maio

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Quem fizer o exame pode pleitear uma vaga em curso superior pelo Nossa Bolsa, ProUni e Sisu

O primeiro passo para começar a cursar uma faculdade por meio do Programa Nossa Bolsa, do Governo Estadual, é fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O período para se cadastrar e fazer a prova teve início nessa segunda-feira (6) e segue até o dia 17 de maio.

As inscrições devem ser feitas somente pela internet, por meio da Página do Participante. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 deste mês, de acordo com o cronograma do exame.

A seleção do Nossa Bolsa é feita apenas no fim do ano para ingresso no primeiro semestre de 2020. Por meio do último edital, o Governo do Espírito Santo ofertou bolsas de graduação em 33 instituições privadas de ensino superior, distribuídas em 16 municípios espalhados por todo o Estado. Devido a essa capilaridade, os alunos que ingressaram em 2019 são provenientes de 63 cidades capixabas.

De olho nas datas

Quem fizer a inscrição no Enem 2019 terá até o próximo dia 17 para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado ou específico. Após essa data, não serão mais permitidas mudanças. Já o prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio.

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar em instituição pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para obter bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal, e pelo Programa Nossa Bolsa, do Governo de Estado do Espírito Santo, e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

*Com informações da Agência Brasil

Informações à imprensa: