10/10/2019 17h40 - Atualizado em 01/11/2019 17h15

Fapes seleciona projetos de iniciação científica júnior desenvolvidos por alunos da educação básica

O edital do PIC Jr. apoia pesquisas realizadas por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e da Educação Profissional de escolas públicas capixabas.

Estão abertas as inscrições para a chamada pública do Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PIC Jr. 2019). Até o dia 14 de novembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) recebe propostas de projetos a serem desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas localizadas em território capixaba, sob coordenação de pesquisadores de instituições de ensino ou pesquisa sediadas no Estado.

O Edital Fapes nº 09/2019 destinará R$ 2 milhões para apoiar projetos a serem desenvolvidos pelo período de 12 meses a partir de 2020. Segundo informações da Gerência de Formação e Capacitação Técnico-Científica (Gecap) da Fundação, a expectativa é que sejam contratados cerca de 80 projetos e 400 bolsistas de iniciação científica júnior.

Como funciona o PIC Jr.

O PIC Júnior – Pesquisador do Futuro é um programa de apoio a projetos de pesquisa coordenados por pesquisadores vinculados a instituições de ensino ou pesquisa, que conta com atividades desenvolvidas por equipes de alunos dos ensinos Fundamental e Médio ou da educação profissional de uma escola pública localizada no Estado, visando despertar a vocação científica.

Um professor dessas unidades de Ensino vai atuar como tutor dos alunos. O papel dele é auxiliar a execução das atividades do projeto e a atualização do conhecimento teórico a respeito do tema desenvolvido. As atividades dos alunos também poderão ser acompanhadas por estudantes de graduação, que atuarão como monitores do projeto.

Estado Presente

Um dos compromissos da atual administração do Governo do Estado é diminuir as desigualdades e promover a cidadania em regiões com altos índices de vulnerabilidade social no Espírito Santo.

Para atender a este objetivo, a Fapes destinará parte dos recursos financeiros do edital para projetos a serem desenvolvidos em escolas públicas de Ensino Básico localizadas nos bairros de atuação do Programa Estado Presente. A lista com as áreas prioritárias está descrita no Anexo I do edital.

O Estado Presente é estruturado com base em dois eixos estratégicos: o primeiro é a proteção policial, que envolve ações como modernização do sistema de segurança pública, enfrentamento qualificado com estratégias específicas, integração operacional e gestão compartilhada da responsabilidade territorial. O segundo eixo é a proteção social, voltado, principalmente, para a redução da vulnerabilidade juvenil à violência, com inclusão, oportunidades, garantias e direitos, transformação do território, mediação e mobilização social. O programa é classificado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como um dos mais completos e eficazes projetos na prevenção e enfrentamento à criminalidade.


SERVIÇO:

Edital Fapes nº 09/2019 - Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PIC Jr. 2019)
Inscrições prorrogadas até 14 de novembro
Submissões pelo www.sigfapes.es.gov.br.



Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867 / 99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard