29/03/2019 18h17 - Atualizado em 05/04/2019 09h28

Seminário de cafeicultura apresenta resultados parciais de pesquisas apoiadas pela Fapes

Foto: Divulgação/Fapes

As pesquisas são contempladas por edital de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais: Agropecuária no Estado do Espírito Santo (PPE-AGRO)

A cafeicultura capixaba é conhecida internacionalmente em razão do desenvolvimento de tecnologias aplicadas às lavouras. Um conjunto de 17 estudos estão em andamento para melhorar diversos aspectos da atividade e recebem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Pela segunda vez, os resultados parciais desses estudos foram apresentados. O evento foi realizado em Venda Nova do Imigrante esta semana.

Os recursos para a execução dos projetos vieram do Edital 06/2015 de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais: Agropecuária no Estado do Espírito Santo (PPE-AGRO). Entre as apresentações estavam trabalhos sobre a qualidade do café, diminuição do estresse no cafeeiro, manejo e mecanização e melhoramento genético.

Um dos temas estudados é a qualidade potencial do café conilon produzido em diferentes ambientes no Sul do Espírito Santo. Segundo o pesquisador Samuel de Assis Silva, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Alegre, há boas perspectivas de ofertar à comunidade produtora tecnologias capazes de mudar o processo de produção, principalmente em relação à valorização qualitativa e à inserção de novas tecnologias, além da parte de agricultura de precisão.

“Nossa temática é avaliar a influência do ambiente sobre a qualidade do café e como, através de micro-organismos starters, conseguimos fazer a alteração desses padrões qualitativos e do perfil sensorial. Até o momento, os resultados são satisfatórios, porém ainda não são conclusivos, já que a pesquisa está em execução há apenas um ano”, explicou o pesquisador.

Apesar de estar nas ciências agrárias, o edital também seleciona pesquisas desenvolvidas por outras áreas, como a do professor Rodrigo Scherer, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Vila Velha (UVV). O nome do projeto é “Avaliação dos efeitos da colheita em diferentes épocas de maturação sobre a composição química, características sensoriais, e as atividades antioxidante e quimiopreventivas de câncer de cafés conilon selecionados pelo Incaper”.

“Meu projeto verifica o efeito da maturação sobre novos clones desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O objetivo é avaliar as alterações químicas e sensoriais que ocorrem no café quando ele é colhido com diferentes percentuais de grãos maduros: 60%, 80% e até 100%”, explicou.

Além das apresentações, os participantes puderam fazer três visitas técnicas: ao Laboratório de Qualidade do Café do campus de Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); à Fazenda Experimental do Incaper no distrito de São João de Viçosa; e ao Centro Regional de Desenvolvimento Rural Central Serrano do Incaper, em Pedra Azul, em Domingos Martins.

Políticas públicas para agricultura

O Edital 06/2015 disponibilizou R$ 10,7 milhões para 90 projetos de oito instituições de ensino e pesquisa, entre elas Ufes, Ifes, Incaper, UVV e UCL. As pesquisas visam ao aumento da produtividade em agricultura, pecuária, aquicultura e pesca.

O Seminário de Apresentação de Resultados Parciais de Pesquisas foi realizado durante terça-feira (26) e quarta-feira (27), no auditório do campus do Ifes em Venda Nova do Imigrante.

Além da cafeicultura, a chamada selecionou projetos de aquicultura, silvicultura e sistemas integrados de produção, água, solo e agricultura de baixo carbono, pipericultura, produção animal, fruticultura, agroecologia e agricultura orgânica, culturas alimentares e floricultura.

Resultado - Edital 06/2015

Informações à imprensa: