17/08/2020 18h10 - Atualizado em 28/08/2020 18h27

Inscrições abertas para webinário sobre saberes indígenas e aprendizagem de matemática

A Fapes apoia a realização do evento, que será transmitido pelo YouTube na próxima terça-feira (25).

Estão abertas as inscrições para o webinário “Saberes indígenas e educação escolar não indígena: Práticas pedagógicas em aulas de História e Matemática no Ensino Fundamental”. O evento acontece na próxima terça-feira (25), às 17h30, e será transmitido pelo YouTube. Os interessados devem se cadastrar até meia hora antes do início das apresentações para receber o certificado de participação.

O webinário é uma atividade relacionada a dois projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisas em História da Matemática e Saberes Tradicionais (GHMat), instalado no campus de Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Um deles, que trata da abordagem matemática em jogos e brincadeiras indígenas, recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) por meio do Edital Universal (03/2018).

O projeto “Jogos e brincadeiras indígenas numa perspectiva etnomatemática” envolve diretamente os professores indígenas, particularmente do município de Aracruz, além de professores e estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática.

Organizadora do webinário, a professora Claudia Araújo Lorenzoni destaca que o diálogo entre saberes tradicionais e educação escolar interessa não só à comunidade indígena, mas também à não indígena. O projeto tem buscado esse diálogo intercultural contando com a participação de pessoas de todo o Brasil e também da América Latina.

“Entendemos que nossa proposta tem contemplado diferentes públicos e estamos felizes por conseguir fazer esse trabalho colaborativo com os professores das etnias guarani e tupinikim do Espírito Santo e com a parceria do Ifes, da Fapes e das demais instituições apoiadoras”, enalteceu a professora.


Programação

- A educação indígena
Prof. Me. Mauro Guarani, professor de Língua Indígena Guarani e diretor da EMPI Três Palmeiras (Semed-Aracruz);

- Aprendendo história do Espírito Santo com os Tupinikim e Guarani
Prof. Me. Welington Batista dos Anjos, professor de História da Rede Municipal de Educação de Vila Velha e doutorando em Educação (Ufes);

- Saberes indígenas e educação escolar
Prof. Me. Tico Tupinikim, pedagogo, professor indígena e doutorando em Antropologia Social (UnB);

- Saberes guarani sobre construções em aulas de matemática no Ensino Fundamental II
Profa. Me. Ana Paula Azevedo Moura, professora de Matemática da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo.
- Mediação: Profa. Dra. Ligia Arantes Sad (Ifes)


SERVIÇO

Webinário “Saberes indígenas e educação escolar não indígena: Práticas pedagógicas em aulas de História e Matemática no Ensino Fundamental”.
Dia: 25/08 (terça-feira), às 17h30
Formulário de inscrições (até 25 de agosto, às 17h)
Acompanhe o webinário 


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo / Jair Oliveira
(27) 3636-1867 / 99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard