24/07/2015 07h10 - Atualizado em 11/08/2015 11h17

TV é CIÊNCIA é finalista em prêmio nacional de telejornalismo

O Programa TV é CIÊNCIA é um dos finalistas ao Prêmio de Jornalismo da Medtronic 2015, líder mundial em tecnologia médica. A edição finalista foi ao ar pela TV Educativa do Espírito Santo com o tema “Conheça a Biotecnologia e os Biofilmes”. O resultado da seleção foi divulgado na última sexta-feira (17) e os vencedores nas categorias Jornalismo Online, Jornalismo Impresso e Telejornalismo serão conhecidos no próximo dia 30, em São Paulo.

O programa visa à divulgação científica e é produzido por uma equipe capixaba, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O programa é veiculado no Espírito Santo pela TV Educativa, às terças-feiras, às 18 horas, e nacionalmente pela TV Brasil, às quintas-feiras, às 07h30, com reapresentação aos sábados, ao meio-dia.

O TV é CIÊNCIA foi ao ar pela primeira vez na TV Educativa do Espírito Santo no dia 13 de março de 2007, e na TV Brasil no dia 29 de setembro de 2012, e já teve 144 edições transmitidas nacionalmente e para outros 78 países alcançados pela TV Brasil Internacional. Entre os diversos assuntos trabalhados estão os avanços da ciência no Estado, e o programa também aborda os processos de produção científica e de inovações tecnológicas no Espírito Santo de interesse nacional e internacional.

Na edição finalista, com o tema “Conheça a Biotecnologia e os Biofilmes”, o programa conceitua o termo Biotecnologia e mostra como está presente no nosso dia a dia, além de apresentar o Núcleo de Biotecnologia do Espírito Santo, localizado no campus de Maruípe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, coordenado pela professora doutora Patrícia Fernandes.

O TV é CIÊNCIA é produzido pela Vídeo & Arte Produtora, com direção geral e apresentação do jornalista Lucyano Ribeiro. “A seleção é um reconhecimento ao mérito e relevância das pesquisas e dos pesquisadores capixabas”, considera Ribeiro.

O programa fez parte de um projeto de pesquisa-ação financiado pela Fapes, em parceria com o Centro de Educação da Ufes. A produção do programa é independente, realizada por profissionais, professores e pesquisadores, com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Profissional (Secti), Ufes e o Instituto Divulga Ciência.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Secti/Fapes
Mike Figueiredo
comunicacao@sectti.es.gov.br
(27) 3636-1822/1807

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard