15/10/2010 07h16 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

Tudo pronto para o maior evento de popularização da ciência no Espírito Santo

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) realizam uma intensa programação interativa, cultural e científica desta terça (19) até a próxima sexta-feira (22), como parte das atividades da 7ª Edição da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, o maior evento de popularização da ciência no Espírito Santo.
O lançamento oficial será nesta terça (19), a partir das 10 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória, e a abertura da exposição começará às 18h30, no Serviço Social da Indústria (Sesi) de Jardim da Penha, em Vitória. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – de 18 a 24 de outubro.
As principais atividades da 7ª Semana vão acontecer no Sesi, com entrada franca. São elas: a 5ª Mostra de Ciência e Inovação, o 14º Salão do Inventor Brasileiro, Mostra de Vídeos Ver Ciência 2010, o 3º Circuito Metropolitano de Popularização da Ciência, a 2ª Mostra Inova Findes e o 5º Seminário dos Técnicos Industriais do Espírito Santo. A expectativa dos organizadores é de que 40 mil pessoas visitem os 138 estandes do evento.
No ano Internacional da Biodiversidade, o tema proposto pelo Ministério de Ciência e Tecnologia é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. O símbolo da SNCT/2010 é uma sumaúma: grande árvore tropical com raízes tubulares em sua base que podem atingir vários metros de circunferência, produzindo uma forte sensação de sustentabilidade. Ela é considerada a mãe das árvores pelos povos indígenas da Amazônia e também um símbolo sagrado para a mitologia maia.
No Espírito Santo, a Semana de Ciência e Tecnologia foi instituída pelo Governo Estadual, por meio do decreto nº 1377-R, de setembro de 2004. Trata-se de uma ação governamental voltada para a divulgação e a popularização das atividades científicas e tecnológicas junto à sociedade, conforme estabelecido pela Política Estadual de Ciência e Tecnologia.
De muitas maneiras diferentes, crianças, jovens e adultos vão poder conhecer mais sobre biodiversidade, saúde, cultura e tecnologia. As atividades lúdicas da 7ª Semana incluem teatro, vídeos, jogos educativos, exposições, experiências científicas e demonstrações de biodiversidade. A programação foi dividida em cinco eixos de atividades, detalhados a seguir:
- 5ª Mostra de Ciência e Inovação – A 5ª edição da Mostra Capixaba de Ciência e Inovação apresentará, em 60 estandes, os trabalhos de destaque das diversas instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo. Ela se destaca por dar visibilidade para as ideias inovadoras, experiências de conhecimento
- 3º Circuito Metropolitano de Popularização da Ciência – Com uma vasta programação, o 3º Circuito Metropolitano de Popularização da Ciência vem consolidar o evento como parte do Calendário Oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como a parceria dos Espaços de Ciência, da Secretaria Municipal de Educação de Vitória. A ciência vem sendo abordada como eixo importante na transformação social, e sua popularização atua como importante instrumento desse movimento, ressaltando a escola como principal agente mobilizador. A intenção do Circuito é unir inovação e popularização, promovendo o diálogo com outros saberes sociais e o despertar para a criatividade e o conhecimento científico.
- 2ª Mostra Inova Findes – A Mostra Inova Findes é mais uma ação do programa que tem o mesmo nome, planejada em 50 estandes e que visa a estimular a atitude inovadora das indústrias capixabas, com a participação das entidades que compõem o Sistema Findes. Para isso, irá apresentar (por meio de exposição, premiações, cursos, palestras e apresentações teatrais) projetos que promovem a inovação. Com isso, a Federação das Indústrias do Espírito Santo quer fortalecer a competitividade das empresas, com um ambiente ideal ao desenvolvimento de pesquisas que resultem na implantação de uma nova cultura, caracterizada pelo crescimento sustentável, proteção social e preservação ambiental para todos.
- 5º Seminário dos Técnicos Industriais do Espírito Santo – De 19 a 22 de outubro, o Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado do Espírito Santo (Sintec-ES) realizará a 5ª edição do Seminário anual da categoria, o 5º Setec 2010. O Sindicato preparou uma programação que inclui feira institucional, palestras, minicursos gratuitos e mesa redonda. A novidade deste ano é que o Seminário vai acontecer simultaneamente em Vitória (no Ifes de Jucutuquara, no Sesi de Jardim da Penha) e nos Ifes Regionais de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus. Com foco em ‘Trabalho e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável’, a diretoria do Sintec-ES reunirá especialistas capixaba e de outros estados brasileiros para debater novas tendências em negócios e carreira, atualização tecnológica e ações de preservação do meio ambiente. O 5º Seminário dos Técnicos Industriais tem como público-alvo profissionais das áreas técnica e tecnológica, inventores, produtores rurais, compradores, empresários, pesquisadores, cientistas, profissionais liberais, acadêmicos, professores, estudantes, jovens e crianças. Confira a programação e faça sua inscrição online no site do 5º Setec, no endereço http://www.sinteces.org.br/setec

- 14º Salão do Inventor Brasileiro – O tradicional Salão do Inventor Brasileiro entra em sua 14ª edição cheio de novidades ao expor, em 40 estandes, as invenções mais interessantes e criativas de inventores brasileiros. O 14º Salão do Inventor cria oportunidade para aqueles que precisam expor ideias inovadoras e buscar parcerias para o desenvolvimento de novos produtos e processos que visam facilitar a vida cotidiana.

Atrações e interatividade
Além de todas as atividades programadas pelos expositores, a coordenação da 7ª Semana produzirá atividades de interação e diversão, a fim de envolver os estudantes do Estado em ações de conscientização da sustentabilidade como parte do desenvolvimento. As propostas são:
- Espetáculo Teatral “No quintal da Terra” – O tema do espetáculo teatral é o aquecimento global e a responsabilidade de todos com o equilíbrio do planeta. A peça conta a aventura de um menino, uma menina e um velho jabuti em um quintal de um casarão abandonado, depredado pelo homem. Um quintal que interfere no clima e na qualidade de vida das pessoas do bairro e da cidade. Na busca por encontrar uma solução para melhorar a saúde de sua avó, Qualé, a menina curiosa, Umbigão o aventureiro e egoísta, Jabuti Sempre, o sábio habitante do quintal, acabam por melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente em que vivem, salvando o quintal e o bairro desse aquecimento. Como e por que eles irão fazer isso? É o que vocês verão nessa aventura cheia de inteligência, humor e solidariedade.
Com direção de Kalluh Araújo, a peça tem no elenco: Marco Eurélio, Simone Leite, Didi Vilela e Saulo Salomão

Apresentação: 20/10/2010
Horários: às 9, às 14 e às 19 horas
Agendamento: 3222-5889

- Simultânea de Xadrez – o heptacampeão capixaba de xadrez, Jorge Bittencourt, vai bater o recorde estadual de partida simultânea, desafiando 100 jogadores ao mesmo tempo. Na sexta-feira (22) a partir das 14 horas.
- I Maratona Fotográfica da Sustentabilidade – Durante o dia 21 de outubro, todos os estudantes e visitantes da 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia serão motivados a tirar uma foto por hora, durante as oito horas de visitação aos estantes, totalizando oito fotos com o tema “sustentabilidade”. As fotos poderão ser produzias em qualquer suporte de imagem (câmera, celular, etc) e serão postadas na comunidade da semana no Orkut. Posteriormente, serão avaliadas e premiadas no último dia da Semana.
- Concurso de frases da sustentabilidade. A qualquer momento, qualquer participante, estudante ou visitante, poderá entrar no perfil da Semana no Facebook e escrever uma frase sobre o tema “Sustentabilidade”. As 20 frases mais criativas também serão premiadas no último dia do evento.



Por todas estas atividades, a 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, de acordo com o coordenador geral do evento, Marcos Adolfo Ferrari, será marcante para a compreensão da sustentabilidade e da ciência na sociedade capixaba.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sect
Nides de Freitas
nides@sect.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard