20/04/2011 06h55 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Tecnologia robótica capixaba permite interação entre homem e robô

A professora universitária Raquel Vassalo, junto à equipe do Laboratório de Automação Inteligente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem desenvolvido um sistema que permite a interação entre homem e robô em ambientes externos. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e pretende que robôs possam auxiliar as pessoas.

O robô é instruído a ajudar um ser humano a carregar um peso, ou um determinado item por ele. Além disso, o robô pode indicar e conduzir o homem por algum caminho que seja solicitado, respeitando a capacidade de locomoção da pessoa.

O robô pode ser empregado para empurrar um carrinho de compras de supermercado para um idoso, por exemplo. “O robô também pode ser utilizado em museu, para coordenar a visita e dar informações, assim como em hospitais, hotéis, centro de convenções ou locais públicos”, afirma Raquel.

Os avanços da pesquisa já permitem que o robô reconheça gestos e detecte rostos, e a equipe já trabalha na inclusão de comando por movimento. A pesquisadora afirma que esses projetos auxiliam na formação dos alunos que participam do Laboratório e que permitem a cooperação com outras instituições de ensino que tenham projetos na mesma área.

Raquel Vassallo destaca a importância do apoio da Fapes para a realização do estudo. Ela relata que com recursos disponibilizados pela Fundação em um outro projeto, foi possível adquirir o robô. Agora ele está sendo aprimorado com sensor laser, computador de bordo e um sistema de visão estéreo. “É importante contar com esse apoio. Ele nos dá a oportunidade de crescer, principalmente para apresentar esse projeto e competir com ele em nível nacional.”

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da FAPES
Ana Luiza Freitas
27 3322-4958 27 9900-3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard