09/03/2012 19h47 - Atualizado em 10/08/2015 15h30

Setur e Fapes promovem mesa redonda sobre pesquisas para o turismo

Visando ampliar a divulgação e chamar a atenção de acadêmicos para o Edital de Chamada Pública para seleção de projetos de pesquisa desenvolvimento para o turismo na Região Metropolitana da Grande Vitória, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) vão promover uma mesa redonda na próxima terça-feira (13). O evento será realizado às 9 horas, no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), na Mata da Praia, em Vitória.

O prazo de inscrições de propostas foi prorrogado até 29 de março. O Edital é resultado de uma parceria entre e a Setur e a Fapes e o investimento total é de R$ 1 milhão. Os estudos serão desenvolvidos nos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Fundão, Cariacica e Viana.

A mesa redonda "A Importância do Diagnóstico do Turismo no Espírito Santo" terá dois momentos. A abertura contará com a participação do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário estadual do Turismo Alexandre Passos, e o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, que falarão da importância da parceria entre os órgãos do Governo para a execução de projetos, do ineditismo e a importância da pesquisa diante do panorama atual do turismo no Estado e das especificidades técnicas do Edital Fapes 020/2011 para a pesquisa aplicada a políticas públicas.

Num segundo momento, haverá exposições com palestrantes convidados, seguidas de debate. A professora e coordenadora do curso de Turismo da UVV, Maria Aparecida Javarini, falará sobre "A importância do Edital para despertar o interesse acadêmico para a atividade turística". Já o professor e consultor em Turismo Mário Petrochi discursará sobre "A importância dos resultados do estudo para o turismo".

Objetivo

O objetivo do estudo é diagnosticar a economia do turismo e avaliar o potencial turístico da Região Metropolitana da Grande Vitória, para desenvolvimento de políticas públicas para o setor.
Os projetos deverão formular, avaliar e aplicar metodologias de apuração de informações econômicas setoriais para o turismo no âmbito da Região Metropolitana da Grande Vitória. O edital completo está disponível nos sites da Fapes (www.fapes.es.gov.br) e da Setur (www.turismo.es.gov.br).
As alterações feitas no edital somente modificaram os prazos para submissão e entrega das propostas, divulgação e contratação dos projetos selecionados. O processo é dirigido a pesquisadores vinculados às instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas, que deverão apresentar propostas para o financiamento de projetos que visem a diagnosticar a economia do turismo e avaliar o potencial do turismo na Região Metropolitana, para desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

Números do setor

O Governo do Estado estima que 52.290 postos de trabalho sejam gerados por este setor em 2015. Na Região Metropolitana, o município de Vitória se destaca, tendo empregado 26% do total de trabalhadores na atividade de turismo no Estado em 2005. Esse índice corresponde a aproximadamente 11 mil empregos formais. O crescimento das contratações formais naquele ano de em relação a 1995 foi de aproximadamente 32% (Plano de Turismo de Vitória 2008 a 2016).
É notório o crescimento do fluxo turístico para a Região Metropolitana se considerarmos o turista de negócios e eventos e aquele que procura o destino para atividades de lazer e entretenimento. Pesquisas realizadas pela Setur apontam que somente na alta temporada (mês de janeiro) no período de 2005 a 2010 o fluxo turístico cresceu 98%.

Serviço:

Mesa redonda: "A Importância do Diagnóstico do Turismo no Espírito Santo"
Terça-feira, 13 de março, às 9horas, Auditório da Sectit - Avenida Fernando Ferrari, 1080, edifício América Centro Empresarial, Torre Leste, 2º andar, Vitória.
Programação:
09 horas - Café de boas-vindas
09h30 - Abertura: Vice-Governador Givaldo Vieira
09h45 - Alexandre Passos - Secretário de Estado do Turismo - "O Panorama Atual do Turismo no ES: Desafios e Perspectivas"
10 horas - Professor Anilton Salles Garcia - Diretor-Presidente da FAPES - "Edital FAPES N° 020/2011 - Pesquisa Aplicada à Políticas Públicas Estaduais: Economia do Turismo"
10h15 - 10h30 - Intervalo
10h30 - 12 horas - Mesa redonda "A Importância do Diagnóstico do Turismo no Espírito Santo"
Coordenador: Alexandre Passos - Secretário de Estado do Turismo
"A importância do Edital para Despertar o Interesse Acadêmico Sobre a Atividade Turística" - Maria Aparecida Javarini - Mestre e Coordenadora do Curso de Turismo da UVV
"A Importância dos Resultados do Estudo para o Turismo" - Mario Petrochi - Professor e consultor em turismo

Assessoria de Comunicação/Setur
Tania Mariano