15/08/2019 11h47

Seminário apresenta cooperação entre biotérios capixabas apoiada pela Fapes

O encontro será realizado nesta sexta-feira (16), das 9 às 12 horas, no auditório do Centro de Pesquisa da Emescam.

Os ambientes de criação de animais para fins experimentais científicos estão presentes na Ufes, UVV e Emescam.

Uma verdadeira rede de pesquisa envolvendo instituições que criam roedores e lagomorfos para experiências científicas já está em funcionamento no Estado, graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Os resultados dos primeiros meses de atividade serão apresentados no I Seminário da Rede Capixaba de Biotérios (RCB), que acontece nesta sexta-feira (16), em Vitória.

O objetivo da parceria entre Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Vila Velha (UVV) e Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) é produzir pesquisa científica e tecnológica, de maneira sustentável, utilizando animais com alto padrão de qualidade genética e sanitária internacionais.

“A partir da necessidade de estruturação de biotérios no Estado, a equipe da Fapes trabalhou para elaborar o edital que teve o objetivo de identificar os espaços qualificados no Espírito Santo, verdadeiros viveiros de animais que atendem às exigências de padrão genético e sanitário para serem utilizados nas atividades de ensino e pesquisa das instituições”, considerou o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes.

Por meio do Edital 17/2018, a Fapes destinou R$ 1 milhão para a criação da Rede Capixaba de Biotérios, visando à modernização dos biotérios de produção, conservação e experimentação de roedores (ratos e camundongos) e lagomorfos (coelhos e lebres) já existentes nas instituições participantes. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).


SERVIÇO:
I Seminário da Rede Capixaba de Biotérios
Data: 16/08
Horário: das 9h às 12 horas
Local: Auditório do Centro de Pesquisa da Emescam – Avenida Nossa Senhora da Penha, nº 2190, Santa Luíza, Vitória.
Confira a programaçãobit.ly/bioterios


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard