03/11/2011 15h22 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Seminário Internacional discute ciência, tecnologia e inovação no ES

Nesta quinta-feira (03) teve início, no Palácio Anchieta, o I Seminário Internacional de Inovação Aberta e Inovação Social, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect).

Diversas autoridades participaram da solenidade, dentre elas o governador Renato Casagrande, o vice-governador Givaldo Vieira, o vice-prefeito de Vitória, Tião Barbosa, e os secretários de Estado de Gestão Estratégica, André Garcia, de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella, de Economia e Planejamento, Guilherme Pereira e de Educação, Klinger Barbosa.

O evento visa discutir o cenário mundial dos ambientes de inovação social e inovação aberta, os living labs, em que autoridades públicas, empresas, universidades, institutos tecnológicos e de inovação, e os cidadãos colaboram no desenvolvimento de novos serviços e aplicações associadas às tecnologias de informação e comunicação. Todo o processo é planejado para atender às necessidades expressas dos consumidores.

Entre os convidados internacionais estão o presidente da Rede Europeia de Living Lab, Álvaro de Oliveira, o professor Mira Amaral, ex-ministro da Indústria e da Energia de Portugal e Mário Campolargo, diretor da Unidade Emerging Technologies and Infrastructures da Directorate-General Information Society and Media - Comissão Europeia.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Pela, destacou a importância de realizar um evento voltado para inovação social e contar com a presença desses convidados.

“Por meio desse seminário, os participantes poderão conhecer a experiência de Portugal e da Europa com a metodologia living lab. Além disso, este é um meio de promover maior interação entre comunidade científica, empresas, pesquisadores e sociedade.”

O deputado federal Paulo Foletto falou sobre o trabalho realizado tanto pelo Governo do Estado, como pelas autoridades capixabas em seus locais de trabalho de apoiar a inovação:

“Nós vemos a necessidade de reforçar esse “i” de inovação a todo tempo. Queremos difundir esse conceito para que a inovação não esteja presente só em eventos científicos e tecnológicos, mas também seja realidade principalmente nas unidades de ensino e no interior.”

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, falou sobre a promoção deste Seminário e o cenário capixaba de inovação aberta e inovação social.

“A proposta desse Seminário é viabilizar o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Os living labs aceleram o processo de inovação e o nosso Estado possui dois, dos quatro grupos reconhecidos pela rede Europeia de living labs. Nós esperamos, ao fim deste encontro, estruturar uma rede brasileira.”

O governador Renato Casagrande lembrou que o Espírito Santo trabalha e investe em inovação e diversos trabalhos capixabas já são reconhecidos mundialmente. O investimento do Governo do Espírito Santo, neste ano, nesta área é superior a R$ 13 milhões, uma medida para fortalecer as áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação. Seis milhões de reais foram investidos diretamente na área de inovação. A previsão é de que ao todo, até o final deste ano, sejam investidos R$ 30 milhões sejam investidos em ciência e tecnologia e inovação.

“O resultado desse investimento é visto no sucesso das nossas pesquisas e reconhecimento dos pesquisadores capixabas: pesquisas como as desenvolvidas pelo Incaper incluem o Espírito Santo no cenário mundial de inovação. O nosso governo tem focado em incluir toda a sociedade na ciência, tecnologia e inovação, como conseguimos na 8º Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Nos orgulhamos em realizar e sediar esse encontro, esperando que por meio da inovação, consigamos promover qualidade de vida aos capixabas”. Disse o governador.

O professor Mário Campolargo, diretor da Unidade Emerging Technologies and Infrastructures da Directorate-General Information Society and Media - Comissão Europeia, fez uma palestra sobre a experiência digital e os investimentos europeus na inovação.

“A metodologia living lab garante o desenvolvimento de cidades inteligentes, envolvidas com inovação aberta, preocupadas com a especialização e também a integração da população com o mercado.”

Já o presidente da Rede Europeia de living lab, Alvaro de Oliveira, fez uma apresentação sobre a rede europeia de living lab e sua globalização. Ele explicou a agenda digital da Europa, como funciona o ecossistema de inovação aberta e a ampla colaboração que esses ambientes recebem na Europa.

“A tecnologia proporciona diversas soluções, e com os living labs essas são soluções participatórias globais, por meio de mudanças comportamentais dos usuários, empresas e poder público. O Brasil recebe grande investimento, principalmente estrangeiro, e essa é uma oportunidade para chamar a atenção das empresas da relevância da inovação aberta.”

Os palestrantes lembraram que o Brasil já possui uma cultura de inovação aberta, de colaboração, criatividade e adesão às novidades, e por isso se faz tão importante esse seminário.

O Seminário Internacional de Inovação Aberta e Inovação Social segue com palestras no Auditório do Ed. América Centro Empresarial, na tarde desta quinta-feira (03) e durante toda esta sexta-feira (04). A programação pode ser vista no site www.fapes.es.gov.br/seminario

Assessoria de Comunicação/Fapes
(27) 3636-1853 – (27) 9900-3774