05/04/2013 14h49 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Seminário debate fortalecimento de ações do SUS no ES

Benefícios para o Sistema Único de Saúde a curto e longo prazo foi ponto essencial no Seminário de Avaliação final do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), realizado na quinta-feira (04), no auditório da Faculdade Emescam. Dois projetos com os temas Malformação Congênita e Morbimortabilidade infantil foram apresentados e debatidos.

“É fundamental que mais trabalhos e pesquisas possam beneficiar a população, essa parceria possibilita a integração de vários setores resultando em recursos que sejam aplicados com mais eficiência e gerando respostas mais rápidas para os capixabas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino.

Segundo o diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, “estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com o desenvolvimento dos projetos e certamente a população dependente do SUS terá grandes benefícios a partir da implementação desses resultados. É exatamente por essa razão que estamos mais do que dobrando o aporte de recursos num novo edital para apoio a novos projetos”.

Para o diretor presidente, “o fato desses projetos terem um caráter muito próximo da inovação social e não exclusivamente da pesquisa pura é um dos fatores que motivam a Fapes a aportar cada vez mais recursos financeiros para o financiamento”.

Para o coordenador geral de Fomento à Pesquisa em Saúde, Luiz Marques, do Departamento de Ciência e Tecnologia, “o dialogo da academia com as demandas da saúde é uma proeza de capacidade técnica que o seminário possibilita e o Espírito Santo é um dos poucos estados que consegue criar essa oportunidade”, disse.

Gilberto Ferreira de Souza –CNPq- Coordenação Geral do Programa de Pesquisa em Saúde (CGSAU) parabeniza os resultados das pesquisas. Segundo Gilberto,

“Os resultados dos projetos são muito relevantes do ponto de vista acadêmico e o programa leva resultados benéficos para quem está esperando na fila para um atendimento nos hospitais”, explicou o coordenador geral do Programa de Pesquisa em Saúde, Gilberto Ferreira de Souza, parabenizando os resultados das pesquisas.

Uma das avaliadoras dos projetos, Eny Maria Bertollo, destaca a qualidade das pesquisas. “É muito gratificante vir em outros estados e conhecer projetos com alta qualidade à nível nacional, que geram bons resultados possibilitando a aplicabilidade dos temas desenvolvidos na rede de saúde. Fiquei muito satisfeita com as parcerias envolvidas, um exemplo que deve ser seguido”, disse.

O Evento


O Seminário é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações, por meio da parceria entre instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia. O objetivo primordial do Programa é financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população que necessitam do conhecimento científico para sua resolução.

A união para realizar o PPSUS fortalece as ações do SUS no Espírito Santo, os projetos contratados trazem uma série de resultados que vão beneficiar áreas da saúde.

O Seminário é uma realização conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Saúde (MS).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo

Mariana de Araujo Santanna

Tel.: (27) 3636-1853 – 9900-3774

comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard