02/04/2013 08h48 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Seminário de Pesquisas para o SUS será nesta quinta-feira (04)

Pesquisadores, gestores e profissionais da saúde participarão nesta quinta-feira (04), do Seminário de Avaliação Final de Pesquisas para o SUS. Na oportunidade serão debatidos os resultados dos projetos cujo tema é Malformação Congênita. O evento será realizado no auditório do Centro de Pesquisa da Faculdade Emescam, a partir da 9 horas.

Serão avaliados resultados de três pesquisas desenvolvidas com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes), por meio do edital de pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde.

As avaliações das pesquisas serão feitas por um especialista local e um convidado de fora do Espírito Santo, como a especialista em Genética Humana da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – SP, professora doutora Eny Maria Goloni Butolfo.

O objetivo é analisar o resultado final das pesquisas e sua aplicabilidade na rede estadual de saúde. Desde 2005, quando o Ministério da Saúde iniciou a política de descentralização de recursos para estímulo à pesquisa. O número de trabalhos incorporados à rotina do SUS tem aumentado.

O Seminário é uma realização conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico(CNPq) e o Ministério da Saúde (MS).

Seminário

O seminário é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações, por meio da parceria entre instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia - C&T. O objetivo primordial do evento é financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população.

O seminário de pesquisa permite visibilidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e propicia um espaço, muito necessário, entre os gestores do SUS e a academia. O evento pretende fomentar esse diálogo e fazer com que os projetos sejam cada vez mais passíveis de aplicação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo

Mariana de Araujo Santanna

Tel.: (27) 3636-1853 – 9900-3774 
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard