07/12/2010 10h23 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Seminário avalia projetos de iniciação científica no Estado

No Espírito Santo, o desenvolvimento de novas vocações para o trabalho científico começa no ensino fundamental e médio. Os resultados desta iniciação estão sendo avaliados nesta segunda (06), terça (07) e quinta-feira (09), durante o Seminário de Avaliação Final dos Projetos do PBICJr – Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), o Governo do Estado realiza um amplo projeto de iniciação científica, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). As bolsas do PBICJr têm como objetivo despertar nos jovens do ensino fundamental e médio da rede pública estadual o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.

De acordo com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa, o Programa PBIC Júnior “funciona como porta de entrada do jovem cientista e dos alunos do ensino médio na ciência e tecnologia”.

No Edital Fapes/CNPQ, lançado em novembro de 2008, 27 projetos foram aprovados e 135 bolsas de Iniciação Científica foram disponibilizadas, com o valor de R$ 100,00 mensais cada, durante 12 meses. O valor repassado para cada projeto foi de R$ 9.000,00.

“Estudo dos fatores de risco nutricional para doenças cardiovasculares em adolescentes da escola pública”, “Recuperação e preservação das nascentes do rio Calçado” e “Ensino de Eletroquímica a partir da reciclagem de baterias de Zn-MnO2, Ni-Cd, Ni-MH e íon-Li Exauridas” são alguns dos projetos que estão sendo apresentados.


Seleção

Os bolsistas contemplados foram selecionados pelos pesquisadores orientadores, com o projeto aprovado por meio de edital da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes) e pelas escolas participantes do Programa.

Dentre os critérios para a seleção estão: não ter mais de uma reprovação no histórico escolar, estar regularmente matriculado na escola e demonstrar mais de 80% de frequência no curso.

Desde 2008, o PBICJr já beneficiou 437 estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas capixabas municipais, estaduais e federais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sect / Fapes
Nides de Freitas
Talita Guimarães
comunicacao@sect.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard