24/10/2019 10h34 - Atualizado em 12/11/2020 10h22

16º Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é oficialmente aberta no Palácio Anchieta

Foto: Hélio Filho/Secom-ES

Uma solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, marcou a abertura oficial da 16ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. A edição terá como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A programação inclui palestras, oficinas e a exposição de mais de 100 projetos técnico-científicos. O evento acontece nesta quinta (24) e sexta-feira (25) no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e conta com alguns eventos em outros municípios.

A abertura oficial teve a participação do governador do Estado Renato Casagrande, que destacou as ações do Governo em busca de um Estado cada vez mais inovador: “Quando a gente discute a Semana de Ciência e Tecnologia é bom que possamos compreender todo o trabalho que é feito de incentivo às pessoas que fazem pesquisa e inovação. No Vasco Coutinho temos uma série de caminhos e oportunidades”, afirmou.

Casagrande também falou sobre as iniciativas do Estado nas áreas da educação e tecnologia: “Na semana passada apresentamos a reestruturação das escolas em Tempo Integral. Estamos abrindo quatro escolas este ano e outras 28 no ano que vem. O trabalho de Ciência e Tecnologia não pode ser apenas em centros de excelência. Precisamos ter toda nossa Rede Estadual dando suporte e qualidade a todos os alunos. Temos que fazer investimentos em pesquisa e inovação, caso contrário não conseguiremos produzir preservando o meio ambiente. Temos que gerar mais energia consumindo cada vez menos os recursos naturais. Por isso, todas as nossas obras terão placa de energia solar, mostrando que buscamos economia e sustentabilidade através da tecnologia”, apontou.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) é o órgão responsável pela organização e realização da Semana C&T no Estado. A Secti vai coordenar a exposição de 107 projetos técnico-científicos criados por estudantes de ensino público e privado de nível Médio e Superior, apresentação de palestras e de oficinas. Foi firmada ainda uma parceria com instituições de Ensino Superior públicas e privadas, além de escolas estaduais da Grande Vitória e do interior do Estado, que atuam por meio da VII Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo (Fecieng-ES).

‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’

O tema da edição foi definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem relação direta com ao menos dez dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.

Para a secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável são temas centrais para um Estado com grande biodiversidade como o Espírito Santo:

“O tema da bioeconomia é extremamente amplo e adequado à realidade de nosso Estado. Essa área da Ciência se fundamenta, principalmente, no conceito de sustentabilidade, e o Espírito Santo possui um grande potencial de desenvolvimento alicerçado nessa ideia”, defendeu.

No início de agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou o Edital 05/2019, que visa a concessão de apoio financeiro para submissão de projetos técnico-científicos ou de inovação de curta duração durante a 16ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O edital contemplou todas as regiões do Espírito Santo e disponibilizou, ao todo, um investimento de R$ 100 mil para custear a organização e realização dos eventos em cinco municípios – Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Vila Velha e Vitória –, por meio de quase 40 instituições.

Homenageados na 16ª Semana de C&T

Durante a solenidade de abertura da 16ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, a Secretaria, por meio do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec), homenageou personalidades e instituições que se destacaram nas áreas de C&T no Espírito Santo. Os laureados receberam uma placa das mãos do governador Renato Casagrande, da secretária Cristina Engel, da subsecretária da Pasta, Solange Batista de Souza, e do diretor presidente da Fapes, Denio Rabello.

As categorias homenageadas foram:

Destaque em Ciência & Tecnologia – Prof. Dr. Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro

Instituição Pública – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Instituição Privada – Universidade de Vila Velha (UVV)

Personalidade Pública – Prof. Dra. Ethel Leonor Noia Maciel, vice-reitora da Ufes

Personalidade Privada – Leonardo de Castro, presidente da Findes

Menção Honrosa – Comitê Diretivo da Funcitec/MCI

Jovem Cientistas – Derio Brioschi Júnior

O professor Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, agradeceu o reconhecimento de seu trabalho e reiterou que as homenagens representam todo o povo capixaba. “É um reconhecimento por um trabalho de mais de 20 anos dedicado à pesquisa científica e tecnológica. É importante dizer que este é um trabalho feito em equipe e que nos sentimos muito honrados com a menção e com o prêmio. Esse é um legado que deixamos para o povo capixaba e para o nosso país. Esperamos que inspire jovens iniciantes na carreira científica. Eu agradeço ao Governo do Estado e à Secti”, declarou.

Eventos fora do CEET Vasco Coutinho

Além da programação coordenada pela Secti no CEET Vasco Coutinho, outros projetos técnico-científicos serão expostos na Grande Vitória e no interior do Estado entre 21 e 26 de outubro. Confira os detalhes abaixo:

ALEGRE

- MUSES: Diversidade de mãos dadas com a Sustentabilidade
Abertura: 23 de outubro, às 19h, na sede da UFES campus Alegre
Data: 24 a 26 de outubro
Horário: das 09h às 16h
Local: Sede do MUSES, Avenida Governador Lindemberg, nº 316, Centro, Jerônimo Monteiro-ES

- XXIX Jornada de Iniciação Científica: Ciências Agrárias
Data: 24 e 25 de outubro
Horário: das 09h às 17h
Local: Ufes - Campus de Alegre (Quadra de esportes)


CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

- 11ª Expociência Universitária Sul Capixaba - “Bioeconomia: O elo entre a natureza e o desenvolvimento em modelos de negócios”
Abertura: 22 de outubro, de 8h as 10h30
Data: 22 a 24 de outubro
Horário: das 19h às 21h30
Local: Centro Universitário São Camilo (Campos 1) / Cachoeiro de Itapemirim


PIÚMA

- X Semana de Ciência e Tecnologia do Ifes - Campus Piúma Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável
Data: dias 21 a 25 de outubro
Horário: das 07h às 20h
Local: Ifes - Campus Piúma


VILA VELHA

- 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Ifes (Vila Velha)
Data: 23 a 25 de outubro
Horário: a partir de 07h
Local: Ifes – Campus de Vila Velha


VITÓRIA

- XXIX Jornada de Iniciação Científica: Ciências Exatas e da Terra
Data: dias 23 a 25 de outubro
Horário: das 09h às 12h e das 14h às 17h
Local: Ufes – Campus Goiabeiras (estacionamento da Reitoria, local próximo à passarela principal)

- VII Jornada Integrada de Extensão e Cultura Extensão e Sustentabilidade: A Bioeconomia como Prática Extensionista
Data: dias 24 e 25 de outubro
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Ufes – Campus Goiabeiras (em frente ao Teatro Universitário)

- Química e Vida: Transformações, Diversidade, Interações e Sustentabilidade
Data: 21 a 25 de outubro
Horário: a partir de 08h
Local: Centro de Ciências Exatas, Campus Goiabeiras, UFES

- 2° Colóquio Organizar, Produzir e Alimentar (OPA): agroecologia, mercado e inovação para o desenvolvimento rural sustentável
Data: 23 a 24 de outubro
Horário: das 08h às 19h
Local: Ufes - Campus Goiabeiras – Anfiteatro IC4

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819
comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard