01/10/2012 06h56 - Atualizado em 10/08/2015 15h31

Semana de Ciência e Tecnologia deve atrair 60 mil visitantes

Invenções, atrações culturais, mostras científicas, atividades culturais, museu da evolução humana, telecentros, laboratório criminalístico, estúdio de música e eventos internacionais são algumas das atrações da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada de 17 a 19 de outubro na Praça do Papa, em Vitória. A expectativa é que o evento receba mais de 60 mil visitantes.

A Semana é realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTTI), Secretaria de Educação (Sedu) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) em parceria com outras secretarias, autarquias e órgãos do Governo.

O objetivo é mobilizar os atores envolvidos para a popularização da ciência e fomentação da tecnologia e inovação, e ressaltar a importância do setor para o desenvolvimento do Estado, do país e, principalmente, para vida de cada cidadão. Ela é realizada sempre na terceira semana de outubro, simultaneamente à Semana Nacional, em torno de um tema escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema deste ano é “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”.

Este ano, o evento ganhou uma grande proporção, serão cerca de 9.000 m² de área construída, onde serão promovidas atividades de divulgação científica, unindo ciência, tecnologia, cultura, saúde, desenvolvimento sustentável e inovação.

Para o secretário da SECTTI, Jadir Péla, o evento ganhou uma proporção de referência nacional. “A Semana este ano está com muitas novidades e com um espaço de maior visibilidade. Além disso, estamos trabalhando em integração com o setor produtivo, instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, secretarias e autarquias, o que faz do nosso evento uma grande referência nacional”.

Estado Presente

O Programa Estado Presente apoia várias ações das secretarias de Governo que podem ser inseridos dentro da Semana de Ciência e Tecnologia. Para conhecimento e avaliação, seguem abaixo alguns destes projetos:

Defensoria Pública Estadual – projeto Quero Meu Pai

O objetivo do projeto Quero Meu Pai é promover o encontro dos pais biológicos com seus filhos, de forma rápida e sem burocracia. A Defensoria faz a seleção dos menores, agiliza os acordos extrajudiciais e realiza os exames de DNA, de forma gratuita, para as famílias que participam da ação.

Sesp – investimento em tecnologia

A Sesp, desde 2011, tem investido na modernização tecnológica do trabalho das polícias Civil e Militar. Novas viaturas com computadores embarcados para agilizar a identificação de suspeitos, ampliação dos convênios com as Prefeituras para manutenção e instalação de câmeras de videomonitoramento, troca dos radiocomunicadores analógicos por digitais e compra de novos aparelhos para o laboratório de criminalística são algumas das ações que podem ser mostradas na Semana relacionadas ao Programa Estado Presente.

SECTTI – Profic, Proitec e editais da Fapes

A SECCTI criou o Programa de Formação Inicial e Continuada (Profic) para as áreas do Programa Estado Presente, como forma de combater a vulnerabilidade social e promover a inclusão no mercado de trabalho. O Profic Mulher promove cursos de corte e costura com design de moda e o Profic Construção Civil tem capacitado principalmente mão de obra masculina. Na semana de Ciência e Tecnologia de 2011, formandas da turma do Profic Mulher de Terra Vermelha organizaram um desfile de formatura.

Já o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec) é constituído por um comitê gestor, formado por representantes do Sistema “S” (Senai, Sesi, Senat, Senar), da rede estadual, formado pelos representantes das secretarias que oferecem cursos técnicos, tais como Secretaria de Saúde, Educação, Desenvolvimento, entre outras, além do sistema federal, no comitê representado pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

E por meio da Fapes, a SECTTI publicou editais incentivando a pesquisa aplicada a Políticas Públicas para a Prevenção, Proteção e Defesa Social.

Banestes

Estudantes, professores, empresários - e até mesmo quem tem o dom de "Professor Pardal" - verão na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia a chance de financiar seus projetos tecnológicos, com ajuda do Banestes. O banco quer financiar, no Espírito Santo, projetos voltados à inovação tecnológica. Falta apenas o aval da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O anúncio oficial da parceria entre o Banestes, Finep e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho será feito durante o evento.

Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) terá um estande, na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, para mostrar projetos que estão contribuindo para melhorar o serviço público estadual (Rede Metro.ES/Metrovix, Rede.ES, entre outros).

No evento, o presidente do Prodest, Victor Murad Filho, irá ministrar uma palestra com o tema “Sustentabilidade e E-Gov: Iniciativas de Governo Eletrônico no Estado do Espírito Santo”, em que irá abordar ações como a certificação digital e a eliminação do papel nas repartições públicas. Outra contribuição da autarquia para a Semana é possibilitar aos visitantes o acesso à Internet sem fio.

Fapes

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo irá expor na 9º Semana dez projetos desenvolvidos por alunos do ensino médio e fundamental da rede pública do ES, financiados pelas bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr), como os projetos: Monitoramento e recuperação de áreas degradadas de manguezal de Vitória; Medicinais para promoção à saúde e Matrizes energéticas para geração de energia elétrica.

Também estarão à mostra os projetos atendidos por outras formas de apoio da Fapes. Além disso, o visitantes irão conhecer o Programa NossaBolsa, que já atendeu a mais de 7 mil alunos oriundos do ensino médio da rede pública do Estado com bolsas de graduação.

Sedu

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) é parceira na realização da Semana de Ciência e Tecnologia e apresenta, nesta edição, 42 projetos desenvolvidos por alunos da rede estadual de ensino. Os trabalhos serão expostos pelos próprios estudantes na 1ª Feira de Ciências e Engenharia, atividade integrante da 9ª Semana. Além disso, a Sedu repassou recursos para as 285 escolas de ensino médio organizarem visitas de seus estudantes ao evento.

Informações à Imprensa:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Ana Luiza Freitas
3636 1853 - 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – SECTTI
Lívia Bernabé
livia@sectti.es.gov.br
(27)3636-1822 - (27)9964-2490

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard