17/08/2012 12h09 - Atualizado em 10/08/2015 15h31

SECTTI, FAPES E SEDU apresentam novidades para a 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Trabalho e Inovação (SECTTI) realizou na noite dessa quinta-feira (16), o pré-lançamento da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento reuniu representantes do meio acadêmico, empresas inovadoras, secretarias de estados, municipais e prefeituras. A Semana, considerada o maior evento de popularização da ciência no Estado, é realizada pela SECTTI em conjunto com a Secretaria de Educação (Sedu), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e parceiros. A Semana acontecerá de 17 a 19 de outubro na Praça do Papa.

O pré-lançamento contou com a participação do coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ressaltou a evolução da Semana ao longo dos anos. “Para este ano esperamos a participação de mais de 650 municípios no Brasil. O Espírito Santo é um dos estados mais bem integrados na realização do evento”, acrescentou.

O secretário Jadir Péla afirmou que a SECTTI está trabalhando para receber mais de 60 mil visitantes na Praça do Papa em outubro. “Nossa expectativa de visitas é bem maior da que tivemos o ano passado, estamos com uma estrutura nova, maior e com novas atividades para este ano”.

O Secretário de educação, Klinger Barbosa, disse que a Sedu está trabalhando para envolver todos os municípios do Estado na Semana. “Fazemos questão de que estudantes de todo o Espírito Santo participem da Semana, por isso estamos disponibilizando recurso para que as escolas levem os alunos para visitar o evento”.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, foi feito um aporte de R$ 150 mil para apoiar os eventos organizados dentro da Semana. Ainda, segundo ele, os incentivos à pesquisa não terminarão com a chegada da 9ª Semana. “Estamos para lançar alguns editais para incentivar ainda mais as pesquisas em áreas específicas e que tenham relação com o tema da 9ª Semana”, disse.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Dênio Rebello, destacou a importância de que haja o incentivo para que todos participem deste evento de forma ativa. “Somente assim será possível despertar o interesse pela ciência, por parte dos alunos”, finalizou.

Já Neyval Costa Reis Júnior, Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mencionou o crescimento do evento a cada ano e que isto pode incitar os alunos visitantes a participar da próxima edição e, aos que participarão com seus projetos este ano, a continuar suas pesquisas durante a vida. “É perfeitamente possível que o aluno entre apenas curioso, seja mordido pela “mosquinha” da ciência e saia da 9ª Semana convicto de que futuramente possa participar do futuro do Estado atuando na área científica”.

O subsecretário da SECTTI e coordenador da Semana Estadual, Alberto Gavini, finalizou apresentando as novidades para este ano como a 2ª Feira internacional de Inovação Rural (Inventa Brasil), o 4ª Simpósio do Mercado de Crédito de Carbono, os Telecentros, o 3° Seminário Ítalo Brasileiro de Segurança Alimentar e a Tenda da Cultura, com atrações de música, dança, vídeo mapping e apresentação de performance, audiovisual e arte sonora. Ele também enfatizou a prorrogação do prazo para o dia 14 de setembro para submissão de trabalhos na 1ª Feira de Ciência e Engenharia, que reúne projetos de alunos de ensino fundamental e médio das escolas públicas numa grande Mostra dentro da 9ª Semana. “Este ano aumentamos o número de projetos que serão inscritos. Queremos envolver os estudantes e ampliar a participação do público em geral. Estamos trabalhando para estimular a visitação durante a Semana, que não é só para pesquisadores”, salienta.

Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas 3636 1853 - 9900 3774