11/04/2019 13h56

Conheça a atuação da Insight Incubadora, projeto da Secti que ajuda empreendedores a tirarem as ideias do papel

Foto: Divulgação/Secti
Fachada do CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, onde é desenvolvido o projeto da Insight Incubadora.

Para auxiliar o planejamento de empresas e dar apoio para que empreendedores realizem o sonho do próprio negócio, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) desenvolveu a Insight Incubadora. O programa acontece vinculado ao Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vila Velha.

“Temos que incentivar a economia e principalmente dar oportunidades para quem deseja ser um empreendedor. Esse é o direcionamento do nosso planejamento quanto Governo do Estado. O programa oferece informações e treinamentos para que seu projeto siga adiante” destacou a secretária da Secti, Cristina Engel.

São três meses e meio de qualificação, que ajudam a tirar sua ideia original e inovadora do papel. Para isso, o inovador deve aguardar o início das novas seleções, previstas para o final do primeiro semestre deste ano. No próximo edital, a previsão é de que sejam disponibilizadas 20 vagas para a Pré-incubação, que poderão ser aumentadas de acordo com a necessidade da demanda da Insight Incubadora.

A coordenadora do programa, Daniela Ceruti Castro Machado, falou sobre a importância da iniciativa para os empreendedores capixabas. “Eu vejo que o projeto traz mais segurança para o empreendedor e assim ele consegue concretizar o próprio negócio”, declarou.

A empresa Ludo Thinking, que trabalha na área de games físicos e virtuais para treinamentos corporativos, participou da primeira “pré-incubação”. Desde então, o empreendimento cresce cada vez mais.

“Foi muito legal participar desse projeto. Não tínhamos ideia dos caminhos que existiam para conseguir colocar em prática o nosso empreendimento e recebemos todo o aconselhamento e apoio possível para alcançar o nosso objetivo na incubadora, ” disse uma das sócias, Renata da Silva Machado.

Até o momento, 26 empresas atuam efetivamente no mercado capixaba e mais nove já possuem clientes e geram renda, mas estão em fase final de construção.

A Insight Incubadora

O Programa Insight Incubadora foi lançado no CEET Vasco Coutinho em 2016, por meio de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) de financiamento para projetos de incubação.

A proposta do programa é identificar boas ideias e oportunidades para favorecer novos modelos de negócios inovadores através do estímulo à cultura da inovação. A Incubadora fornece orientação e capacitação para o empreendedor que está em busca de financiamentos e acesso a consultoria e assessoria, seja intelectual, administrativa e jurídica.

O primeiro edital da Insight Incubadora foi lançado pela Secti no mesmo ano da sua criação com 20 vagas e, desde então, mais de 100 vagas foram oferecidas a empreendedores e empresas da área de inovação capixaba.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / 3636-1819
samantha.goncalves@secti.es.gov.br
comunicacao@secti.es.gov.br

Colaboração: Kamilli Rampinelli

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard