A SECT realizou o lançamento oficial da 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento aconteceu na Sala do Conselho Universitário, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Com o tema "ciência para o desenvolvimento sustentável", a Semana Estadual acontece de 18 a 22 de outubro, simultaneamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Estiveram presentes no lançamento o professor Douglas Falcão, coordenador do MCT no Rio de Janeiro, oito caciques das comunidades indígenas de Aracruz, gestores da Sect e Fapes, além dos representantes da comunidade científica capixaba.
Neste ano, declarado pela ONU como o Ano Internacional da Biodiversidade, o tema do evento será “Ciência para o desenvolvimento sustentável”. A 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia acontecerá de 18 a 24 de outubro, com atividades programadas de 19 a 22 de outubro no Sesi de Jardim da Penha.
No Espírito Santo, a Semana de Ciência e Tecnologia foi instituída pelo Governo Estadual, por meio do decreto nº 1377-R, de setembro de 2004. Trata-se de uma ação governamental voltada para a divulgação e a popularização das atividades científicas e tecnológicas junto à sociedade, conforme estabelecido pela Política Estadual de Ciência e Tecnologia.
A expectativa da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, organizadora do evento, é de que 30 mil estudantes de todo o Estado visitem o Sesi neste período, para conhecer as novidades apresentadas.
ATRAÇÕES
Teatro, cinema, exposições, experiências, palestras, aulas, jogos educativos, seminários e oficinas sobre ciência e tecnologia fazem parte da programação. Mais de 120 entidades e instituições de ensino e pesquisa de diversos municípios do Estado vão participar com atividades e ações de popularização da ciência. As atividades foram programadas de acordo com cinco abordagens, detalhadas a seguir:
5ª MOSTRA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO
A 5ª edição da Mostra Capixaba de Ciência e Inovação apresentará, em 60 estandes, os trabalhos de destaque das diversas instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo. A Mostra se destaca por dar visibilidade para as ideias inovadoras, experiências de conhecimento
3º CIRCUITO METROPOLITANO DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Com uma vasta programação, o 3º Circuito Metropolitano de Popularização da Ciência vem consolidar o evento como parte do Calendário Oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como a parceria dos Espaços de Ciência da Secretaria Municipal de Educação de Vitória. A ciência vem sendo abordada como eixo importante na transformação social, e sua popularização atua como importante instrumento desse movimento, ressaltando a escola como principal agente mobilizador.
A intenção do Circuito é unir inovação e popularização, promovendo o diálogo com outros saberes sociais e o despertar para a criatividade e o conhecimento científico.
2ª MOSTRA INOVA FINDES
A Mostra Inova Findes é mais uma ação do programa que tem o mesmo nome, planejada em 50 estandes, que visa a estimular a atitude inovadora das indústrias capixabas com a participação das entidades que compõem o Sistema Findes. Para isso irá apresentar por meio de exposição, premiações, cursos, palestras e apresentações teatrais projetos que promovem a inovação.
Com isso, a Federação das Indústrias do Espírito Santo quer fortalecer a competitividade das empresas, com um ambiente ideal ao desenvolvimento de pesquisas que resultem na implantação de uma nova cultura, que traga crescimento sustentável, proteção social e preservação ambiental para todos.
5º SEMINÁRIO DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS DO ESPÍRITO SANTO
O 5º Seminário dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Espírito Santo visa a aprimorar conhecimentos de jovens e adultos interessados em conquistar o mercado de trabalho em áreas tecnológicas e estratégicas. Será formado por 10 estandes e três ambientes de interação de conhecimentos.
14º SALÃO DO INVENTOR BRASILEIRO
O tradicional Salão do Inventor Brasileiro entra em sua 14ª edição cheio de novidades ao expor, em 40 estandes, as invenções mais interessantes e criativas de inventores brasileiros. O 14º Salão do Inventor cria oportunidade para aqueles que precisam expor ideias inovadoras e buscar parcerias para o desenvolvimento de novos produtos e processos que visam facilitar a vida cotidiana.
ATRAÇÕES E INTERATIVIDADE
Além de todas as atividades programadas pelos expositores, a coordenação da 7ª Semana produzirá atividades de interação e diversão com o objetivo de envolver os estudantes do Estado em ações de conscientização da sustentabilidade como parte do desenvolvimento. Ações como maratona fotográfica, torneio de flash mobs, simultânea de xadrez, interação com orkut e redes sociais, entre outras vão mobilizar os estudantes. A 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, de acordo com o coordenador geral, Marcos Adolfo Ferrari, será marcante para a compreensão da sustentabilidade e da ciência na sociedade capixaba.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação
Nides de Freitas
nides@sect.es.gov.br