21/09/2011 13h14 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Sect e Fapes promovem ações de divulgação dos ‘living labs’

O Espírito Santo é um dos pioneiros na implementação dos novos ambientes de pesquisa desenvolvimento e inovação: os living labs. Como órgãos incentivadores de ciência, tecnologia e inovação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia,Sect, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Fapes, estão promovendo eventos de divulgação dos living labs nos ambientes acadêmicos.

Anilton Salles Garcia, diretor presidente da Fapes, participou nesta terça-feira (20) de uma palestra de apresentação desse novo ambiente na Internet, na Universidade Federal do Espírito Santo. Ele explicou o que são os living labs - comunidades envolvidas no processo de inovação aberta, que propiciam um trabalho de parceria pública e privada, de pessoas, empresas e instituições, baseada na inovação e no interesse e demandas dos usuários. Esses ambientes propõem, através de co-criação e cooperação, uma nova estruturação e abordagem dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O diretor presidente da Fapes falou sobre a atuação do Espírito Santo no cenário mundial de co-criação e sobre os fatores de mudança dos living labs. “No Espírito Santo este projeto já está andamento há cinco anos. O Estado é um dos precursores de living labs no Brasil. O País está aberto à inovação e é o que mais tem projetos aceitos pela Rede Européia de Living Labs”, disse ele.

Anilton Salles Garcia, é coordenador do Living Lab Espírito Santo de Cidadania Digital e coordenador internacional dos Living Labs não Europeus. Este evento faz parte da programação da Sect e Fapes de divulgação da inovação aberta, que será encerrada com o Seminário Internacional de Inovação Aberta e Inovação Social, nos dias 03 e 04 de novembro, em Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fapes
Ana Luiza Freitas
Tel: 3636 1853 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard