25/07/2012 14h22 - Atualizado em 10/08/2015 15h30

Reunião entre Governo e empresários discute ações para o setor de TIC

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) está discutindo com empresários do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) a formatação de um conjunto de propostas que devem resultar numa política pública para o aumento da competitividade e o fortalecimento do setor de TIC no Estado.

Em reunião realizada na sexta-feira (20), o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, destacou que o trabalho que está sendo realizado deve dar origem a um documento que oriente as ações do Governo, e contemplará a capacitação técnica de recursos humanos para atuação nesse setor e também formas de financiamento, para que as empresas possam se instalar de forma adequada no Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória.

Na pauta de discussão também estiveram outros temas como políticas fiscais, Lei de Inovação, possibilidade de linhas de financiamento subsidiado, aumento dos recursos de subvenção econômica para aporte direto às empresas.

Anilton Salles Garcia disse que “estamos reformulando a atuação da Fapes, aperfeiçoando os mecanismos existentes e buscando novas fontes de recursos para ampliar os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Estado, de modo que tenhamos maiores facilidades para investir em empreendimentos inovadores”.

Um dos assuntos debatidos diz respeito às medidas que podem ser tomadas de modo a possibilitar uma maior participação do setor de TIC nas compras governamentais do Governo do Estado.

Participaram da reunião representantes da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, além de outras empresas. O diretor-técnico do Centro de Soluções em Informática, Roberto Ferreira, disse que o envolvimento das empresas nessas discussões estabelece uma política de Estado que fomenta ainda mais os negócios.

“ É satisfatório participar de uma reunião como esta, em que saímos com metas e datas concretas, o que permite que vislumbremos a implementação deste projeto, que vai além do Espírito Santo, pois é de relevância nacional”, disse o Roberto Ferreira.

“ A reunião de hoje foi de extrema importância para consolidação de medidas nesta área. Pela primeira vez temos um Governo que nos ouve, e demonstra interesse pela nossa causa”, avalia o diretor técnico da empresa Geocontrol, Luiz Lozer.

A Fapes coordenareuniões com o grupo, que também vai envolver outros órgãos do Governo, como a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Secretaria de Desenvolvimento, Aderes e outros órgãos públicos.

A expectativa é de que ao fim do trabalho, um documento sintetizando as propostas das empresas seja formalizado e apresentado ao governador do Estado, a fim de que, em parceria com as secretarias e instituições envolvidas, ações objetivas relacionadas com as políticas públicas estaduais possam ser aplicadas para o desenvolvimento do setor.



Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas
3636 1853 - 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard