04/04/2019 10h22 - Atualizado em 10/04/2019 12h11

Representantes da inovação no ES se reúnem com gestores do Governo na Fapes

Representantes de movimentos capixabas de inovação e gestores do Governo do Estado participaram, na manhã de quarta-feira (03), da reunião para discutir propostas de incremento do ecossistema inovador no Espírito Santo.

No encontro, representantes do Movimento Vale da Moqueca (Vamo), que tem como proposta mudar e valorizar o cenário empreendedor capixaba por meio de um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios, startups, eventos, ideias e turismo, apresentaram propostas para o desenvolvimento da atividade no Espírito Santo.

O secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, comenta a importância da articulação entre os diferentes entes da sociedade. “A inovação é fruto da diversidade de pensamentos e, ao promovermos a união de visões sobre o tema, estamos dando importante contribuição para o ecossistema capixaba”.

Fabrício Vargas, representante do Vamo, expôs algumas sugestões para ocupação da Fábrica de Ideias, área da Prefeitura de Vitória sob gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), para que o espaço se transforme em um hub de inovação.

Também foram discutidas ações visando a implantação de um modelo regional do Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, uma plataforma de fomento do ecossistema de inovação em Minas Gerais.

“Esse projeto foi desenvolvido a várias mãos. Queremos criar um corredor de inovação que conecte academia, governo, iniciativa privada e empreendedores e proporcione um ambiente colaborativo de fomento às ideias, reunindo startups iniciantes, intermediárias e empresas estabelecidas. Nossa intenção é gerar a sinergia necessária para que a inovação seja fonte de mudança da matriz econômica do Espírito Santo”, diz Vargas.

A titular da Secretária de a Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Cristina Engel, comentou sobre os próximos passos que devemos ser tomados a partir de agora. "A ideia está lançada e temos agora que fazer a operacionalização para torná-la viável. Precisamos ter inteligência para definir os editais que serão lançados e não excluir nenhum grupo de trabalho no processo. Para isso, temos que formar um GT ágil que permita o bom desenvolvimento na construção dos objetivos e, posteriormente, de um plano de ação eficaz. As discussões dentro desses grupos devem ser amplas e abrangentes na visão estratégica, mas de tamanho adequado à agilidade das ações para que os resultados sejam rápidos e, se possível, comecem ainda este ano," destacou a secretária.

Já o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello, aplaudiu a ideia do corredor de inovação: “É uma excelente iniciativa, porque junta os agentes envolvidos e é de fácil implantação”, comenta. "A gestão atual do Governo do Estado está focada nas ações concretas e nas entregas. Para isso, vamos estruturar os grupos de trabalho formados a partir de agora e tocar as demandas em que há entendimento entre os atores articulados".

O secretário de Cultura, Fabrício Noronha, observou as semelhanças das propostas com a iniciativa desenvolvida pela Secult intitulada “ES Criativo”. “Nossa gestão tem olhado com cuidado para a economia criativa. Para fomentar o crescimento desse campo é importante esse ambiente da inovação e que os empreendedores criativos estejam conectados ao universo das startups e dos projetos apresentados pelo Vale da Moqueca”, revela.

Perspectiva

Grupos de trabalho foram criados para acompanhar o desenvolvimento das iniciativas no Espírito Santo. Cristina Engel lidera as atividades do GT que estudará a ocupação da Fábrica de Ideias, Denio Rebello assume o projeto do Corredor de Inovação e Heber Resende comanda a criação de um modelo semelhante ao Seed-MG.

“Vamos olhar também para o interior, pois é uma preocupação do governador Renato Casagrande a promoção do desenvolvimento regional de forma sustentável e equilibrada”, anunciou Resende.

Além dos secretários e do diretor-presidente da Fapes, estiveram presentes a subgerente de inovação da Secti, Michele Rudio, a gerente de Desenvolvimento e Inovação da Fapes, Luciana de Paiva, a gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada, e o representante da Secretaria de Governo Victor Murad Filho.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard