10/10/2011 06h09 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Redes do Governo do ES e da Telebras estarão integradas em 2012

A rede de fibra óptica do Governo do Estado e da Telebras serão integradas no primeiro semestre do próximo ano. A meta faz parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNB) e foi definida nesta sexta-feira (07), em reunião realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. Participaram o governador Renato Casagrande, o presidente da empresa federal, Caio Bonilha, secretários de Estado, procuradores do Estado e diretores do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

A integração será viabilizada com a cessão de fibras ópticas da Petrobras para a Telebras, na região que vai do município de Duque de Caxias (RJ) até Eunápólis (BA), abrangendo todo o território do Espírito Santo. De acordo com Caio Bonilha, o contrato entre as duas empresas federais para o uso das fibras deverá ser assinado neste mês.

“Com a situação definida junto à Petrobras, esperamos fazer com que os equipamentos necessários para a implantação da Rede da Telebrás na área cedida estejam funcionando adequadamente num prazo de 90 dias.”, acrescenta Bonilha. Inicialmente, a Rede da Telebras vai estar interconectada à Rede Metro ES/Metrovix, que já atende a 35 órgãos estaduais com fibra óptica em Vitória.

O governador Renato Casagrande disse que é prioritário fazer com que a integração entre as redes do Estado e da Telebras seja efetivada de forma rápida e eficiente. “Precisamos ter um plano de trabalho junto à Telebras para levarmos banda larga com um preço acessível para os capixabas”, enfatiza.

Decreto e Metro-GVIX

Casagrande também pediu, junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE), a elaboração de um decreto que estabeleça a implantação de dutos para a inserção de fibra óptica em todas as obras viárias do Governo do Estado. À tarde, o presidente da Telebras esteve na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) para conhecer o projeto da Rede Metro-GVIX.

Essa estrutura vai integrar, com fibra óptica, órgãos estaduais e municipais em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. Está previsto um investimento de R$ 25 milhões para a implantação da Rede Metro-GVIX, cujo processo licitatório deve começar neste ano. A intenção é que a Telebras também participe dessa ação, que irá melhorar os serviços públicos na Grande Vitória.

“Futuramente, poderemos estender o projeto de acesso à internet com alta velocidade e baixo custo para todo o Estado. A nossa prioridade é fazer com que o território capixaba esteja totalmente conectado por fibras ópticas”, explicou Anilton Salles Garcia, presidente da Fapes.

Governo do Estado do ES
Rodolfo Harckbart