21/05/2020 17h07 - Atualizado em 02/12/2020 09h13

Saiba se sua bolsa da Fapes terá reajuste já no próximo pagamento

Haverá aumento de até 50% para bolsas de doutorado, mestrado, apoio técnico, iniciação científica e outras.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) anunciou, em março último, que as bolsas concedidas por meio de editais específicos terão os valores reajustados, a partir do mês de maio deste ano. Após decisão da Diretoria Executiva, em reunião realizada esta semana, o aumento no benefício também poderá chegar a bolsistas de projetos, inclusive aqueles apoiados por editais lançados em parceria com outras agências de fomento à ciência e tecnologia. Todas as informações sobre as modalidades de bolsas contempladas estão dispostas na nota técnica publicada no site da Fapes.

“A iniciativa do Governo do Estado em reajustar um número maior de bolsas, inclusive podendo alcançar aquelas referentes a parcerias, sinaliza a importância conferida ao desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação no Espírito Santo”, declarou o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes. Segundo ele, a medida corrige, parcialmente, a defasagem acumulada nas bolsas dos pesquisadores e profissionais.

Para a formação de recursos humanos dentro do Brasil, o aumento chega a 50%, no caso das bolsas de iniciação científica, e cerca de 23%, para os benefícios repassados a estudantes de mestrado e doutorado. Já as bolsas de apoio técnico serão elevadas em 25%, para os níveis Superior e Médio, e as voltadas a pós-doutorados no exterior terão aumento de 10%, independentemente da região na qual o pesquisador está situado.

A decisão foi aprovada em 12 de março último pelo Conselho Científico-Administrativo da Fapes e publicada na Resolução 261. Os dias previstos para o pagamento dos benefícios aos bolsistas em 2020 estão disponíveis no site da Fapes.

Bolsas com novo valor

As bolsas institucionais, de mestrado e doutorado, do Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-Graduação (Procap) foram as primeiras a terem o aumento anunciado. Agora, a Fapes também complementará as bolsas vigentes oriundas de convênios com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e aquelas ofertadas pelo Programa Nossa Bolsa – Mestrado.

Em relação a projetos de pesquisa, o valor das bolsas poderá ser atualizado, caso seja de interesse do coordenador e haja recursos financeiros no projeto financiado. Neste caso, é necessário solicitar à Fapes a mudança das bolsas, com data retroativa a 1º de maio de 2020, até o dia 30 de maio.

Também serão reajustados os benefícios do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação do Espírito Santo (Pibices), da Bolsa Pesquisador Capixaba e da Taxa de Pesquisa.


SERVIÇO:
NOVA TABELA DE VALORES DAS BOLSAS DA FAPES
NOTA TÉCNICA SOBRE A APLICABILIDADE DO AUMENTO DAS BOLSAS


Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867 / 99309-77100
comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard