16/07/2009 11h34 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

Prova de seleção para “Agentes Locais de Inovação”

Os candidatos selecionados na primeira etapa para “Agentes Locais de Inovação” devem ficar atentos. A prova para seleção será realizada neste domingo (19), de 9 horas às 12 horas, na escola estadual Maria Horta, localizada na rua Aleixo Neto, 1060, Praia do Canto, Vitória.

Serão avaliados conhecimentos de português, informática e redação. O programa Agentes Locais de Inovação (ALI) está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), por meio da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes), e pelo Sebrae Espírito Santo, e tem como objetivo aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas capixabas nas cadeias produtivas de alimentos e bebidas, confecção e vestuário, madeira e móveis, construção civil, metalmecânico, automotivo, turismo e agronegócios. A meta é atender a mil empresas do Espírito Santo.

E para atuar nestas empresas, está sendo feito um processo seletivo de profissionais, que farão o papel de ALI (agentes locais de inovação).

Dentre os critérios estão: ter curso superior concluído, no período entre 25 de julho de 2006 e 25 de julho de 2009, nas áreas de Administração de Empresas, Desenho Industrial, Design, Economia, Engenharias, Ciências Contábeis e Ciência da Computação.

Serão escolhidos 30 agentes, que participarão do curso de capacitação tecnológica, por um período de dois meses, sobre o tema inovação. Além disso, eles serão treinados para desenvolver e elaborar diagnósticos e apresentar soluções às empresas.
Os agentes selecionados para o treinamento receberão um auxilio financeiro no valor de R$ 1,2 mil. O treinamento será realizado nos meses de agosto e setembro.

Após essa formação, dos 30 agentes capacitados, 20 serão selecionados e receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 2 mil num período de até dois anos. Será formado, ainda, um cadastro de reserva com os demais capacitados, que poderão ser convocados de acordo com a necessidade do programa.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, o projeto contemplará diversos municípios do interior, visando à descentralização do desenvolvimento científico tecnológico do Espírito Santo. Dentre eles estão: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, além dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. Também serão promovidos workshops de inovação nestas cidades.

Ele informou que essas pessoas, que farão o papel de ALI (agentes locais de inovação) estarão em contato permanente com as empresas e identificarão suas necessidades, apresentando as soluções tecnológicas. "Os agentes terão a responsabilidade de levar para essas empresas o tema inovação, compreendendo um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho, na implementação de um novo produto ou serviço", explicou.

Foco na pequena empresa inovadora

O projeto é uma das prioridades da Sect e do Sebrae, que trabalham em parceria para aumentar o número de micro e pequenas empresas inovadoras no País. "Estamos desenvolvendo uma série de ações voltadas para desenvolver a cultura inovadora nas empresas capixabas. Um dos projetos mais estratégicos para conseguirmos alcançar esse objetivo é o de Agentes Locais de Inovação", destaca a gerente de Inovação para a Competitividade da Sect, Érika Leal.

"A intenção é que após dois anos de execução e acompanhamento do programa, as empresas contempladas sejam mais inovadoras e competitivas", informa.


Confira a lista dos aprovados:
http://www.fapes.es.gov.br/editais/anexos/2009/5/resultado_2009_5_2009-07-14.pdf

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard