O Edital de Chamada Pública para seleção de projetos de pesquisa e desenvolvimento para o turismo na Região Metropolitana da Grande Vitória foi prorrogado. Os interessados em participar poderão enviar suas propostas até o dia 29 de março.
O Edital é resultado de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O investimento total é de R$ 1 milhão e os estudos serão desenvolvidos nos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Fundão, Cariacica e Viana.
O objetivo é diagnosticar a economia do turismo e avaliar o potencial turístico da Região Metropolitana da Grande Vitória, para desenvolvimento de políticas públicas para o setor.Os projetos deverão formular, avaliar e aplicar metodologias de apuração de informações econômicas setoriais para o turismo no âmbito da Região Metropolitana da Grande Vitória. O edital completo está disponível nos sites da Fapes (www.fapes.es.gov.br) e da Setur (www.turismo.es.gov.br).
O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, informou que edital é oriundo do Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo, e muitas outras parcerias devem ser lançadas entre a Fapes e outros órgãos de Governo. "Através de parcerias com entidades do Governo, atendemos as demandas políticas públicas. Este edital é fruto da cooperação intensa entre órgãos públicos, e visa a levar soluções avançadas a todo Estado", disse.
Já o secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos reforça a importância da pesquisa para o desenvolvimento do setor no Estado. "Essa é uma iniciativa inédita e muito importante. Pela primeira vez será realizado um diagnóstico e uma avaliação do potencial do segmento turístico na Região Metropolitana. O estudo será fundamental para a definição e o encaminhamento de políticas para desenvolvimento do setor", enfatiza Alexandre.
As alterações feitas no edital somente modificaram os prazos para submissão e entrega das propostas, divulgação e contratação dos projetos selecionados. O processo é dirigido a pesquisadores vinculados às instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privada, que deverão apresentar propostas para o financiamento de projetos que visem a diagnosticar a economia do turismo e avaliar o potencial do turismo na Região Metropolitana, para desenvolvimento de políticas públicas para o setor.
Números do setor
Desde 2004, quando foi lançado o Plano de Desenvolvimento do Turismo 2004-2013, o Espírito Santo desenvolve o planejamento de suas atividades voltadas para o fomento do turismo.
Após a organização do setor, o Estado avançou para uma segunda fase, com o lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo 2007-2025, também alinhado com o Plano Nacional do Turismo, de forma a implementar um modelo de gestão. O Governo do Espírito Santo estima que, em 2015, 52.290 postos de trabalho sejam gerados por este setor.
Na Região Metropolitana, o município de Vitória se destaca, tendo empregado em 2005 26% do total de trabalhadores na atividade de turismo no Estado. Esse índice corresponde a aproximadamente 11 mil empregos formais.
Cabe registrar que, no mesmo ano, as contratações formais em turismo no Estado representaram 6% do total de contratações, com um crescimento de aproximadamente 32% em relação a 1995 (Plano de Turismo de Vitória 2008 a 2016).
É notório o crescimento do fluxo turístico para a Região Metropolitana se considerarmos o turista de negócios e eventos e aquele que procura o destino para atividades de lazer e entretenimento. Pesquisas realizadas pela Setur apontam que somente na alta temporada (mês de janeiro) no período de 2005 a 2010 o fluxo turístico cresceu 98%.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas
Tel: 3636 1853 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br
Assessoria de Comunicação/Setur
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006 / (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo