14/11/2014 14h03 - Atualizado em 10/08/2015 15h34

Projetos apoiados pela Fapes são destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

A 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia está atraindo muitos alunos, professores, pesquisadores e o público em geral para o evento realizado no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) participa da Semana com projetos e pesquisas financiadas pelo órgão.

O projeto “Sabão sustentável – Uma proposta de reutilização de óleo de fritura” é um dos estandes de maior visitação. A ideia da pesquisa é dar um destino ecologicamente correto ao óleo de cozinha usado, sem prejudicar a natureza, fazendo do óleo o sabão para o uso doméstico, além de pesquisar fórmulas de biodiesel para uso em motores. “Tratar resíduos possui um alto custo e quando não tratado, há um forte impacto ambiental, com isso, a reciclagem do óleo de cozinha usado na fabricação de sabão é uma alternativa viável no sentido de minimizar o impacto do descarte inadequado desse tipo de resíduo no meio ambiente”, explica a proponente do projeto, a bióloga Erika Freitas.

Devido o óleo residual ser muito poluente e prejudicial ao meio ambiente, a especialista em Agroecologia relata a importância de a sociedade se conscientizar sobre a pesquisa. “Na nossa região o grave problema que encontramos é a poluição dos rios. Com o recolhimento do óleo residual na comunidade, evitamos, assim, que as pessoas descartem o óleo no ralo da pia de forma incorreta contribuindo para uma significativa economia no tratamento da água que abastece a comunidade e até a região”. Segundo a bióloga, com a parceria do Centro de Ciências Agrárias da Ufes e da prefeitura municipal, o projeto está elaborando uma rede de coleta permanente, na qual a produção do sabão será destinada para entidades como escolas, lares dos idosos, creches entre outros.

Outro projeto que esta em evidência no evento é “Conhecendo o Muses - Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo”. O Muses é um espaço educativo que contempla atividades culturais, científicas e de lazer gratuito, levando o cidadão a perceber a necessidade da preservação da natureza e mostrando também a riqueza da biodiversidade da Região Sul capixaba. A exposição permanente estimula a interdisciplinaridade das áreas de botânica, zoologia, ecologia e geologia, possibilitando a aproximação da sociedade com a ciência e o conhecimento sobre a biodiversidade.

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre o Muses, a Semana de Ciência e Tecnologia vai até sábado (15). Depois desse dia o interessado pode realizar uma visita ao museu, que está localizado na Avenida Lindemberg, nº 316, Centro, Jerônimo Monteiro-ES. O agendamento poderá ser feito pelo telefone (28) 98807-7504 e pelo e-mail muses.ufes@gmail.com.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de AraujoSantanna
Tel.: (27) 98849 – 8535 / 3636 – 1853
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard