16/10/2012 14h00 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Projeto que visa o reaproveitamento do bagaço de frutas e vegetais estará exposto na Semana de Ciência e Tecnologia

Para evitar o desperdício de alimentos de origem vegetal processados pelas grandes indústrias, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) financiou o projeto ‘Obtenção de farinha de bagaço de jabuticaba oriundo da fabricação artesanal de geleia’.

O projeto surgiu após pesquisas demostrarem que grande parte dos vegetais consumidos ou processados em agroindústrias é destinada ao lixo. De acordo com a coordenadora do projeto, Selma Holz, existem estudos que comprovam que partes de vegetais como cascas, talos, folhas e sementes possuem quantidades de nutrientes iguais ou superiores às partes geralmente consumidas desses vegetais.

“Um exemplo é a jabuticaba, caso em que se consome somente a polpa. A riqueza deste fruto está no elevado teor de açúcares (frutose, glicose e sacarose), ácidos orgânicos (cítrico, málico, oxálico e outros), vitaminas, minerais (potássio, cálcio, magnésio, zinco e outros), fibras (solúveis e insolúveis) e também no conteúdo de antocianinas que são pigmentos responsáveis pela cor roxa da casca, mas que possuem atividade antioxidante que pode ser útil na prevenção de tumores”, disse a pesquisadora.

Durante a 9ª Semana de Ciência e Tecnologia, realizada de quarta (17) a sexta-feira (19) na Praça do Papa, o grupo apresentará um stand contendo banners para mostrar a importância do aproveitamento integral de frutas e hortaliças, com destaque para as propriedades da jabuticaba e o outro especificamente sobre o projeto, com os resultados parciais obtidos até o momento.

Os alunos também irão expor materiais como jabuticaba fresca, bagaço úmido e a farinha de bagaço pronta para ilustrar as fases do aproveitamento do bagaço da jabuticaba.

Recursos

O projeto foi contemplado pelo Edital nº 011/2011 - PIC-Jr, com financiamento de itens de custeio (reagentes para as análises), capital (equipamentos: estufa de desidratação e balança determinadora de umidade) no valor de R$ 4.996,00.
Também foram financiadas cinco bolsas para alunos dos Cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Agricultura Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Ana Luiza Freitas
Tel.: 3636 1853 - 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard