12/06/2014 07h49 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Programa NossaBolsa transforma sonhos em realidade

O Programa NossaBolsa vem desde 2006 realizando sonhos de milhares de famílias capixabas, ofertando bolsas de graduação para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública no Estado, que tenham renda per capita familiar de até três salários mínimos e que tenham obtido nota média nas provas objetivas do Enem superior a 450 pontos. Até hoje já foram beneficiados mais de 12 mil estudantes.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes é gestora do programa e, por meio dele, famílias que até o momento não possuíam nenhum familiar com formação de nível superior, hoje podem ter essa conquista. Siumara Gonçalves, 19 anos, bolsista do curso de Comunicação Social - Jornalismo viu seu sonho se realizar e seu futuro começar a mudar a partir do momento em que foi beneficiada com uma bolsa integral (100%). “Com o programa pude estudar sem ter que me preocupar em conseguir um emprego antes de iniciar o curso para poder arcar com as despesas da mensalidade da faculdade e pude me focar em estudar para garantir um futuro melhor”, destacou.

A bolsista Joyce da Silva Almeida, de 21 anos, que cursa o 3º período de Publicidade e Propaganda, conheceu o Programa NossaBolsa por meio de amigos e assim teve o sonho de ingressar na faculdade realizado. “O programa me proporcionou a oportunidade de estudar em uma faculdade particular, em um horário fixo, o que me facilitou na hora de conseguir o estágio em que estou hoje. Agora estou em uma situação estável, podendo estudar e trabalhar com tranquilidade”. Hoje a bolsista está estagiando no Programa Jovens Valores que é um programa da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e tem como o objetivo proporcionar ao estudante uma oportunidade de aprendizagem profissional, facilitando sua introdução no mercado de trabalho.

A família da estudante não conteve a empolgação ao saber da conquista e ficou muito feliz com o benefício e crescimento que o programa proporciona às pessoas. “O programa beneficia pessoas como eu, que não têm condições de pagar uma faculdade, e, por isso, muitas vezes acabam desistindo de fazer um curso superior. Aqueles que são beneficiados com a bolsa não tem que se preocupar com nenhuma questão financeira, sendo assim, têm mais tempo para se concentrar nos estudos”, e conclui dizendo o que espera para o futuro: “Eu quero poder trabalhar na área de criação de agências, que sempre foi o meu sonho. E depois de estar financeiramente estável, gostaria tentar uma pós-graduação”.

Formado em Educação Física pelo Programa NossaBolsa, Douglas Pereira Mendes, é um exemplo de estudante beneficiado com uma bolsa de estudos e que por meio de um jornal soube pela primeira vez do programa. Por meio dele, após não conseguir aprovação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), teve uma nova chance de realizar seu sonho de ter uma graduação. “Para muitos a única opção é a universidade pública, por falta de renda para poder pagar uma faculdade particular, assim como era meu caso. O programa é uma oportunidade imensa para quem se esforça e merece uma chance dessas”. Hoje trabalha como servidor efetivo da Prefeitura de Anchieta, como professor, e relata que se não fosse pelo programa não teria tido oportunidade de crescer na vida. “Foi a melhor oportunidade que tive na vida, e com o NossaBolsa tive a oportunidade de prosseguir meus estudos rumo a uma carreira acadêmica e profissional”, finalizou.

Para o diretor-presidente da Fapes, Prof. Dr. Anilton Salles Garcia, “ter o privilégio de oportunizar às pessoas de menor renda a realização de um curso superior tem sido uma das atividades mais gratificantes na minha experiência na Fapes. Ao encerrar um processo seletivo já estou pensando na próxima formatura e assim sucessivamente. O fato de ter origem em uma família humilde e que ainda hoje vive na periferia da cidade faz com que eu valorize ainda mais o Programa NossaBolsa por compreender exatamente o que ele representa não apenas para os jovens bolsistas, mas para toda a sua família”. Ainda segundo Anilton, o desafio que se coloca nesse momento é planejar um crescimento sustentável do programa e estar sempre buscando ajustar a oferta de vagas às diretrizes definidas nos planos de governo de curto, médio e longo prazos, assim como também das principais demandas da sociedade capixaba.

Assessora de Comunicacao - Fapes
Mariana de Araujo Santanna