23/11/2011 16h00 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Programa NossaBolsa oferece 1.234 novas vagas para ensino superior

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Inovação Educação Profissional e Trabalho (SECTIT) lançou na tarde dessa quarta-feira(23), o edital 2011/2012 do Programa NossaBolsa, no valor de R$ 6,5 milhões.

Ao todo, são 1.234 bolsas de estudos em 44 cursos de nível superior, com oportunidades em 34 Instituições de ensino superior do Espírito Santo. O NossaBolsa é um programa implantado pelo Governo do Espírito Santo com o objetivo de promover o desenvolvimento social por intermédio do conhecimento.

O NossaBolsa atende a alunos de todo Estado, criando oportunidades para estudantes provenientes da rede pública de ensino dos 78 municípios capixabas. O Secretário da Sectit, Jadir Péla, destacou que o investimento na educação é o melhor caminho para criar oportunidades para todos.

“Nós vemos como a vida dos quase sete mil alunos beneficiados por esse programa foi modificada. Não só a vida deles, mas a realidade de toda a família desses jovens é afetada. O NossaBolsa abre portas de um novo mundo aos capixabas.”

O presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento capixaba, e o esforço em proporcionar o crescimento também do interior do Estado.

“Esta ação do Governo é um investimento social que prioriza a capacitação para qualificação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. Diversos cursos ofertados são aqueles considerados em alta pelo mercado. Esses alunos encontrarão no próprio Estado oportunidades de emprego e assim, por meio do programa, teremos profissionais qualificados que atuarão no Espírito Santo e fortalecerão a qualidade do mercado capixaba e a economia local.”

Anilton destacou ainda que este edital amplia em 8% o número de vagas do Programa NossaBolsa.

Wellington Lirio Loureiro tem 32 anos e ganhou bolsa integral do Programa NossaBolsa. Desde 2009 ele cursa medicina em uma faculdade particular do Estado, e conta que sempre quis ser médico, porém, não teve condições de estudar anteriormente.

“Essa foi a minha oportunidade. Esse apoio muda a minha vida, mas principalmente a realidade da minha família, a do meu filho. O NossaBolsa dá oportunidades e valoriza o estudante que cursou todo o ensino médio na escola pública.”

Wellington falou ainda sobre a vontade de retribuir esse investimento do Governo.

“Assim como eu fui atendido nessa minha necessidade, eu vou ser um médico servidor público e retribuir esse investimento que recebi. Vou ajudar aqueles que precisarem a partir da ajuda que recebi, e que permite que realize meu sonho.”

Igor Regini, 18, também é bolsista integral do Programa NossaBolsa. Em 2010, saiu de Aracruz, sua cidade natal, para cursar ciências contábeis e destacou que o programa é responsável por inúmeras mudanças na vida dos bolsistas, “principalmente por ser a porta de entrada no ensino superior”.

O edital lançado hoje para ingresso dos alunos na rede superior em 2012 tem inscrições abertas entre o dia 24 de novembro e 30 de dezembro. Os alunos devem estar atentos também aos critérios de seleção: ter cursado o ensino médio em escola pública do Estado, ter conquistado nota suficiente no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), não ter outro diploma de graduação e atender aos critérios de renda familiar.

Quanto à renda, para obter a bolsa integral o candidato deve comprovar renda per capita familiar inferior ou igual a 1,5 salários mínimos, o que significa uma renda que corresponde ao valor de R$ 817,00 por pessoa na família. Os estudantes com renda per capita familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos, podem ser atendidos com bolsa parcial da mensalidade na graduação equivalente a 50% do valor da mensalidade negociada com a faculdade para o curso pretendido.

O investimento total deste edital, até a conclusão de todos os bolsistas desta seleção, é de R$ 27 milhões. Até o momento o Programa NossaBolsa, criado em 2006, já atendeu a quase 7 mil alunos de todo o Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação/ Fapes