29/11/2013 08h50 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Programa NossaBolsa irá ofertar 2.400 vagas em 2014

Mais de 800 bolsistas participaram, na manhã desta quinta-feira (28), da cerimônia de formatura do Programa NossaBolsa, no Cerimonial Itamaraty Hall, em Vitória. O governador Renato Casagrande esteve no evento reconhecendo os esforços dos estudantes e na oportunidade comemorou o sucesso do programa anunciando 2.400 novas vagas para 2014.

“Estamos ampliando o investimento em Educação. Em 2013, o Governo do Espírito Santo investiu mais de 11 milhões com a oferta de 2.018 vagas. Para 2014 serão mais 2.400. O NossaBolsa é uma iniciativa para capacitar e qualificar os estudantes proporcionando uma melhor inserção futura no mercado de trabalho”, celebrou o governador Renato Casagrande destacando a importância do investimento em Educação.

Participaram também da cerimônia o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Jadir Péla, a deputada estadual Janete de Sá e o diretor-presidente do Sinepe-ES, Padre João Batista Gomes de Lima.

Para o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, “as faculdades privadas que são parceiras ativas do Programa Nossa Bolsa. Com o empreendedorismo de vocês e a capacidade de colaboração com o programa, foi possível saltar de 1.132 bolsas disponibilizadas em 2011 para 2.400 em 2014, por meio da cooperação de todos. Temos a perspectiva de crescimento a cada ano com o programa”, ressaltou.

"Esse é o dia em que vocês dão, talvez, o passo mais importante de suas vidas. Um passo que irá modificar a vida completamente. Quero agradecer toda a equipe da Fapes, pelo trabalho que vem a cada instante colocando oportunidade e recursos na área da formação profissional, como o NossaBolsa", destacou secretário da Sectti, Jadir Péla.

1ª formanda de Medicina

Neste ano, o Programa NossaBolsa teve a primeira bolsista formada no curso de medicina.

“Eu pertenço uma família humilde, e sempre estudei em escola publica. Em 2007 me candidatei a uma vaga na Emescam pelo programa NossaBolsa e consegui. Foram seis anos de muita luta e dedicação. No dia 19 de dezembro eu vou ter meu tão almejado diploma de medica. Agradeço a oportunidade que me deram, e a todos os formandos de terem cursado o ensino superior.”, comemora, Vanessa Delfino, a estudante do NossaBolsa que sempre sonhou ser médica.

Outros exemplos

Formada no ano de 2012 pelo Programa Nossa Bolsa no curso de serviço social, Gilsimara Gonçalves Pereira agradece a oportunidade que teve por meio do Programa. “O programa nossa bolsa foi para mim um sonho financeiramente inalcançável. Agradeço ao Governo do Estado pela oportunidade. Há um ano conclui o curso de serviço social e há seis meses atuo como assistente social no Centro de Detenção Provisória de Guarapari, do Governo do Estado”, contou.

Para o formando em Engenharia Elétrica, Alanderson Viera, “hoje meu coração está cheio de orgulho por essa vitória. Venho de uma família humilde do interior do Estado, que não tiveram oportunidade de estudar. Sou o primeiro da minha família a ter o ensino superior. Agradeço a Deus, aos meus familiares por me ensinarem valores e ao Governo do Estado por investir nos jovens capixabas”, disse.

NossaBolsa

O Programa NossaBolsa é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo que concede bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições privadas de ensino localizadas no Espírito Santo.

A seleção dos estudantes é baseada nos seguintes critérios: o aluno deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública no Estado, ter conquistado nota suficiente no Exame Nacional de Ensino Médio 2012 (Enem), não ter outro diploma de graduação e atender aos critérios de renda per capita familiar inferior a três salários mínimos.

O programa já atendeu mais de 9.500 capixabas, e hoje conta com mais de 4.000 bolsas vigentes.

O NossaBolsa é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI).

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Mariana de Araujo Santanna