14/12/2011 10h27 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Programa NossaBolsa forma mais 670 estudantes capixabas

A formatura de 670 bolsistas do Programa NossaBolsa foi realizada no Centro de Convenções de Vitória, na manhã desta terça-feira (13), e contou com a presença do governador Renato Casagrande. O Programa fornece bolsa de estudos, para formação de nível superior, aos alunos da rede pública estadual com renda de até três salários mínimos por pessoa do grupo familiar.

Uma programação especial celebrou a formatura dos jovens: show com a Banda Pop Jovem da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e palestra motivacional com o ator José Luiz Gobbi. Além disso, parceiros do NossaBolsa doaram 30 brindes aos formandos, entre eles, notebooks, tablets e câmeras digitais.

O governador Renato Casagrande destacou a importância do Programa NossaBolsa para os estudantes capixabas. “O nosso governo quer gerar oportunidades para todos os cidadãos. Este Programa vai ser mantido, e receber ainda mais investimentos, porque esta é uma iniciativa que dá certo e que valoriza a nossa sociedade. Este patrimônio que vocês estão construindo, da educação nunca se perde. Parabéns a todos os formandos”, disse o governador.

Renato Casagrande lembrou que por meio de ações como o Programa NossaBolsa e o Estado Presente “nós iremos conseguir mudar a realidade do Espírito Santo. Ambos são programas sociais do Governo. O NossaBolsa é voltado para a educação e com este investimento criamos oportunidade para o bolsista e sua família. Já com o Estado Presente, pretendemos atingir comunidades de vulnerabilidade social levando cidadania e segurança, com atividades em conjunto com diversas Secretarias e Prefeituras”.

O formando Victor Matheus Bonifácio, falou pelos colegas e destacou a importância do Programa NossaBolsa, que cria novas oportunidades para os jovens capixabas. “Graças ao investimento do Governo na formação superior, eu finalmente me torno um engenheiro químico. Essa foi, e ainda é, uma oportunidade de crescimento para todos os beneficiados. Obrigado pela oportunidade, e parabéns a todos pela superação”.

Thiago Bicalho, formando em Administração e policial militar, fez um discurso sobre a importância do ensino superior na sua carreira. Ele entregou uma placa ao governador em nome de todos os bolsistas. “Quando eu concluí o ensino fundamental, tive a certeza de que iria cursar o ensino médio. Quando eu acabei o ensino médio, porém, eu não tinha certeza de que iria fazer uma graduação, por ser muito difícil entrar em uma faculdade pública, ou arcar com as despesas de uma faculdade particular. O aprendizado e as experiências, que eu vivenciei como bolsista deste Programa, me proporcionaram uma visão diferente. Obrigado governador por esta oportunidade, e tenha certeza de que esse dinheiro não é custo, e sim um investimento na população capixaba”.

O ex-bolsista Antônio de Jesus falou sobre as oportunidades e conquistas que o Programa lhe proporcionou. “Como eu sou do interior, sempre passei por muita dificuldade em relação à educação. A chuva atrapalhava a ida à escola, e para cursar o ensino médio eu tive que trocar de município. O NossaBolsa foi a oportunidade de fazer uma faculdade. Hoje eu estou fazendo mestrado, e isso não seria possível se não fosse por este Programa”.

Além do governador, participaram da solenidade o diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, os secretários de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla e o de Educação, Klinger Barbosa.

O diretor presidente da Fapes Anilton Salles Garcia parabenizou os formandos pela superação e os incentivou a continuar estudando. “Nós sabemos que muitos de vocês passaram por dificuldades, conciliando trabalho, família e estudos. Mas vocês conquistaram, estão formados e devem ficar orgulhosos por esta etapa da vida de vocês. Nós, gestores deste Programa, certamente estamos muito satisfeitos por essa vitória de cada um”.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, lembrou que o Programa NossaBolsa está com um edital aberto, para selecionar 1.234 novos bolsistas. “Agora que vocês concluíram esta etapa, aproveitem e ingressem no mercado de trabalho. O nosso investimento é para criar oportunidades para vocês e para todo o Espírito Santo, que contará com profissionais qualificados, como vocês. E nós estamos gerando outras oportunidades: até o final de dezembro temos um edital aberto disponibilizando 1.234 novas vagas”.

O secretário de Educação, Klinger Barbosa, convidou os formandos a fazerem parte do crescimento do Espírito Santo. “Vocês são resultado da educação pública capixaba. Nós esperamos, e precisamos que vocês, atuando em suas profissões promovam o desenvolvimento do Espírito Santo em todos os setores”.

O Programa NossaBolsa está com um edital aberto, disponibilizando R$ 6,5 milhões para a formação de mais 1.234 estudantes. As bolsas de estudo são distribuídas em 44 cursos de nível superior, com oportunidades em 34 Instituições de ensino, atendendo aos 78 municípios do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação/ Fapes