05/01/2012 06h51 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Programa NossaBolsa divulga resultado nesta quinta-feira (05)

O resultado do edital de seleção de bolsistas do Programa NossaBolsa, que permite o ingresso de alunos da rede pública no ensino superior, foi divulgado nesta quinta-feira (05), no Diário Oficial do Estado, e está disponível no site do Programa. Ao todo, 20.334 alunos se inscreveram.

O Governo do Estado está investindo R$ 6,5 milhões em 1.234 bolsas de estudos para 47 cursos de nível superior. São oportunidades de graduação em 34 faculdades do Espírito Santo.

Os cursos mais procurados são administração, com 2.490 candidatos, direito, com 2.199 inscritos, pedagogia, com 1.875, seguido de ciências contábeis com 1.010.

O curso mais concorrido é o de medicina, com 463 inscritos para duas vagas disponíveis. Também com duas vagas, e 142 candidatos, o curso de engenharia ambiental foi o segundo mais procurado. A procura por jornalismo também foi alta, 200 candidatos concorrem às três vagas ofertadas.

O diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, falou sobre o aumento do número de inscritos neste edital.

“No ano passado foram cerca de 15 mil inscrições válidas e este ano tivemos mais de 20 mil. Esse número recorde mostra como este Programa é importante, por atender a demanda dos jovens de todo o Estado. Nós vamos trabalhar para que este ano possamos ofertar mais vagas e divulgar ainda mais o NossaBolsa, de modo que todos os alunos do ensino médio do Estado conheçam e participem da seleção”.

Os alunos aprovados têm cinco dias para entregar a documentação na faculdade em que estudarão.

O resultado e a lista de documentos necessários estarão disponíveis no site do Programa e também no site da Fapes: www.nossabolsa.es.gov.br / www.fapes.es.gov.br

O Programa

O Programa NossaBolsa é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que fornece bolsas de graduação em faculdades privadas do Estado a alunos com renda per capita familiar de até três salários mínimos. Criado em 2006, o programa já atendeu a quase sete mil alunos em todo o Estado.

O Programa, que é mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), tem os seguintes critérios de seleção: o aluno deve ter cursado o ensino médio em escola pública no Estado, ter conquistado nota suficiente no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), não ter outro diploma de graduação e atender aos critérios de renda familiar.

Assessoria de Comunicação/ Fapes