25/04/2011 06h35 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Programa Nossa Bolsa é sucesso entre jovens

O Programa Nossa Bolsa é um programa do Governo do Espírito Santo com o objetivo de conceder bolsas de graduação em faculdades privadas a alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas no Estado.

O programa, gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), foi criado em 2006 e já beneficiou mais de cinco mil alunos. Em seu último edital disponibilizou 1.134 vagas, abrindo oportunidades de estudos em 56 cursos distintos em 32 instituições de ensino no Espírito Santo, para o ano de 2011.

Um incentivo aos alunos que participam do programa, ou aos que esperam também serem beneficiados, é a história do ex-bolsista Renan Osório. Ele começou a receber a bolsa em 2007 e destaca que o programa Nossa Bolsa contribuiu com o seu rendimento escolar. “Com esse auxílio financeiro, pude me dedicar mais ao curso e fazer outras atividades acadêmicas, ministrar minicursos em eventos da faculdade. Eu sempre tive o sonho de ser professor universitário, para isso passei a estudar inglês e a me qualificar cada vez mais”.

Com a conclusão da graduação, Renan iniciou seu mestrado, concluído no passado. Aos 23 anos, ele passou no concurso para ser professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Ele diz que hoje se sente realizado e considera que o Nossa Bolsa faz parte de sua história. “Tenho a oportunidade de participar ativamente da qualificação de vários alunos e fomentar o sonho de cada um. Nada na vida é impossível quando temos um sonho e acreditamos em nosso potencial. Hoje estou coordenando a primeira empresa júnior do Ifes, "Tech Inside", e tenho muito orgulho de poder contribuir para o ensino nesse Instituto. Pretendo continuar meus estudos com o programa de doutorado”, conclui.

Outro aluno de destaque do programa é o Wanderson de Paula, que cursou Matemática, e após concluir a graduação, foi aprovado no concurso público da Secretaria de Estado da Educação, para ser professor da rede estadual. Ele também continua estudando, e hoje faz mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Graziella Pagani, gerente do Programa, disse que “o objetivo do Nossa Bolsa é dar condições aos alunos para que se dediquem aos estudos e à qualificação profissional, dando oportunidade para que eles também possam conquistar o mercado de trabalho”, destaca.

Assessoria de Comunicação da FAPES
27 3322 – 4958 9900-3774