07/04/2010 11h33 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

Programa de Pesquisa Para o Sistema Único de Saúde realiza seminário de avaliação final

Durante os dias 15 e 16 de abril, será realizado o seminário de avaliação final dos projetos do Programa de Pesquisa Para o Sistema Único de Saúde – PPSUS. O que possibilita a realização do evento é a parceria do Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e da Secretária de Estado da Saúde (SESA).

O seminário é voltado para instituições de nível superior relacionadas à área de saúde, as Secretárias de Saúde, funcionários de hospitais públicos e universitários entre outros que tenham interesse em pesquisa, especificamente voltadas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações, por meio da parceria entre instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia - C&T. O objetivo primordial do Programa é financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população que necessitam do conhecimento científico para sua resolução.

Para tornar mais abrangentes as ações de fomento à pesquisa em saúde, desenvolvidas pelo Decit, em julho de 2004, foi firmado o Termo de Cooperação e Assistência Técnica entre os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia – MCT. O Termo permitiu que o Departamento de Ciência e Tecnologia estabelecesse uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia - CNPq/MCT - para o desenvolvimento do PPSUS em todos os estados brasileiros. Essa parceria foi firmada com o propósito de ampliar o quantitativo de pesquisas em saúde a serem apoiadas pelo MS, conferir sustentabilidade técnica e financeira ao Programa, além de maior agilidade ao seu gerenciamento administrativo.

De acordo com o Diretor Técnico Cientifico da FAPES, André Marques, “há uma expectativa que os resultados do programa venham beneficiar as áreas de saúde do Estado e que apontem rumos novos para pesquisas que venham beneficiar a população capixaba, além de fortalecer a parceria entre os órgãos do Estado (FAPES e SESA) e os órgãos federais”, disse.

Durante o evento serão apresentados 18 temas de pesquisas realizados em diversos segmentos de saúde no Espírito Santo. Essas pesquisas serão avaliadas conforme a contribuição que podem propiciar ao Estado, e de acordo com a avaliação serão validadas ou não. As pesquisas que serão analisadas são referentes ao edital nº13/2006.
(Kátia Oliveira)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SECT / FAPES
Nides Freitas
27 – 9964-2490
.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard