24/07/2019 15h28

Fapes apresenta novo programa de inovação a instituições apoiadoras

O Centelha ES está sendo implantado pela Finep em 21 estados junto a órgãos regionais de fomento


Foram dados os primeiros passos para mobilizar pessoas que tenham ideias inovadoras a participarem do Programa Centelha em território capixaba. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) reuniu, nessa terça-feira (23), instituições parceiras para anunciar a realização do Centelha no Estado nos próximos meses.

A iniciativa funciona por meio da aplicação de recursos de subvenção econômica para estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias. Ainda não há uma data certa para o lançamento da chamada pública, mas a expectativa é que o edital seja publicado até o mês de setembro.

“Nós, da Fapes, estamos empenhados em divulgar o Centelha ES em todas as regiões do Estado e estimular a vocação empreendedora dos capixabas, que já se mostraram criativos e inovadores e têm se destacado no cenário nacional, nos últimos anos”, afirmou o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes.

O Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Centelha é uma realização da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI, de Santa Catarina.

A reunião foi realizada no auditório da Fapes, em Vitória, e contou com a presença do representante da Finep Vítor Kappel, que explicou o objetivo do Centelha de transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. Além disso, ele destacou a competência da Fapes para gerir o programa por ter executado a versão capixaba do Sinapse da Inovação, desenvolvido em parceria com a Fundação CERTI, em 2017.

“Devido à experiência da Fapes com a versão capixaba do Sinapse da Inovação, o Espírito Santo mostrou que é capaz de operar um programa complexo como este. Por isso, a fundação conseguiu captar com a Finep mais de R$ 1 milhão para executar o Centelha no Estado”, declarou Kappel que também revelou a meta de chegar a 1.000 ideias submetidas em cada estado.

Seja parceiro do Centelha ES

O Centelha tem a missão de capacitar 20 mil empreendedores no país nas diversas etapas do programa, podendo gerar cerca de 600 novas startups. O trabalho de divulgação será realizado com o auxílio de instituições que fazem parte do cenário inovador do Estado.

“Junto aos parceiros, vamos realizar diversos eventos nos próximos meses para apresentar, de forma bem prática, o funcionamento do Centelha ES”, revelou a gerente de Desenvolvimento e Inovação da Fapes, Luciana de Paiva. “Dessa forma, os apoiadores atuarão como multiplicadores do programa”.

Para ser parceiro do Centelha ES e auxiliar a Fapes na divulgação, é necessário entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento e Inovação (Geinov) da Fapes, por meio do geinov@fapes.es.gov.br.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard